Vencedora do Masterchef Brasil realiza aula especial na UniRitter

Campeã da quinta edição do reality, Maria Antônia Russi ensinou duas receitas famosas para alunos de Gastronomia

Entre aromas, especiarias, fogo e talheres, a campeã da última edição do Masterchef Brasil, a gaúcha de Porto Alegre, Maria Antônia Russi, executou duas de suas receitas famosas no reality show durante evento no Complexo Gastronômico do Campus FAPA. Os alunos de Gastronomia tiveram a oportunidade de acompanhar de perto pratos dignos de um banquete refinado: sorvete de queijo gorgonzola com peras e saltimbocca com purê de couve-flor. Apesar de inusitado, o sorvete de queijo foi elogiado pelos jurados do Masterchef e conduziu Maria Antônia à vitória do reality gastronômico.  A aula especial foi resultado de parceria com a cooperativa Santa Clara e ocorreu na segunda-feira (26/11).

Maria Antônia tem formação em sommelier na Fisar-UCS, mas nunca trabalhou na área e acabou se tornando dona de casa para cuidar de seu filho. Durante conversa com os alunos, a chef contou que o marido a inscreveu no programa e que o Masterchef foi enriquecedor de várias formas. “Aprendi a ter paciência, respeito pelas outras pessoas, resiliência, uma outra visão sobre a gastronomia. A gente acha que é simples, mas a visão dos chefs é algo totalmente diferente”, disse.

Ela também contou que a gastronomia sempre esteve presente na sua vida e que a escolha da profissão aconteceu por amor. “Meus pais sempre tiveram restaurante e a minha mãe é uma cozinheira. Ela nunca disse que é chef de cozinha. E eu acho que essa humildade fez toda a diferença na vida dela. Ela sempre aprendeu, ela é autodidata. O que eu sei, a minha base, eu aprendi com ela”, disse Maria Antônia.

Para ela, o estímulo dos pais foi ingrediente essencial e resultou em paixão pela arte de cozinhar: “Aqui é a minha casa! Me sinto muito bem dentro de uma cozinha e muda os meus dias dentro da cozinha. Quando eu estou estressada, quando eu estou cansada, acredito que ainda faço a minha melhor parte dentro da cozinha”.

Por fim, Maria Antônia falou sobre seus projetos futuros. Ano que vem, a chef, que ganhou um curso, R$ 200 mil e um carro como prêmios do Masterchef, pretende começar aulas na maior rede de escolas de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu, na França. Além disso, a gaúcha tem o sonho de montar o próprio curso de gastronomia.