Manhã do primeiro dia tem apresentações de trabalhos, mesas temáticas e oficinas

EDIÇÃO | Liliane Pappen

Até São Pedro contribuiu para o sucesso do Intercom Sul 2019, garantindo um dia lindo e ensolarado, com temperaturas agradáveis, na manhã de abertura do evento. Centenas de alunos já chegaram ao Campus Zona Sul da UniRitter, onde, entre os dias 20 e 22 de junho, acontece a edição regional – que reúne estudantes, professores e pesquisadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – de um dos maiores eventos de comunicação do país. E a programação está a todo vapor.

Confira como foi a primeira manhã do evento (20/06), que começou com apresentações das Divisões Temáticas (DT’s), Intercom Júnior (IJ) e Expocom, além de oficinas sobre Jornalismo de Dados, Comunicação e Diversidade, Redação Digital e Técnicas de SEO.

A manhã também contou com mesas temáticas que abordaram o Colóquio Brasil Argentina de Ciências da Comunicação e As Relações de Poder e a Comunicação Digital, com o Professor Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS), Professora Dra. Cleusa Scroferneker (PUCRS), e mediação do Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM/CESNORS).


Expocom reuniu trabalhos de alunos de todos os cursos da Comunicação

As apresentações do Expocom começaram na manhã desta quinta-feira no prédio do Campus Zona Sul. As categorias de Cinema foram: filme de ficção, filme de não-ficção e filme de animação. No Jornalismo, foram apresentados os trabalhos das seguintes modalidades: Agência Escola de Jornalismo, Projeto de Assessoria de Imprensa, Jornal-Laboratório Impresso e Revista-Laboratório Impressa. Em Publicidade e Propaganda, os alunos expuseram os produtos das categorias Agência Escola de Publicidade e Propaganda, Planejamento Promocional, Campanha Publicitária, Pesquisa Mercadológica, Jingle e Spot. Na modalidade de Produção Transdisciplinar, foram apresentados trabalhos das categorias Edição de livro e Design Gráfico.

Aluno do 8° semestre de Jornalismo da UniRitter, Andrew Fischer apresentou seu trabalho na modalidade Agência Escola de Jornalismo expondo a Agência INQ, da qual fez parte. “É uma boa oportunidade de avaliar o que aprendemos e os processos que fazemos parte durante a faculdade”, disse o estudante. Como este foi o único trabalho inscrito na modalidade, Andrew já está classificado para a fase final do Expocom, em setembro, em Belém, durante o Intercom Nacional.

Também alunos da UniRitter, Matheus Closs e Robson Hermes apresentaram a Revista Universus – edições Horizontes e Legado na categoria Revista-Laboratório Impressa. Na apresentação, os alunos expuseram os problemas estruturais da cidade de Porto Alegre e as questões ligadas à educação, assuntos contemplados nas duas edições da revista. O estudante Robson Hermes, do 8º semestre da UniRitter, participou pela primeira vez do Expocom. “Foi uma experiência agradável. Nas outras edições eu havia apenas acompanhado apresentações de outros colegas. Além do nervosismo, foi uma felicidade representar um trabalho feito por tantas mãos”, disse o aluno.

Andressa Schütz, do 5° semestre de Jornalismo, representou a UniRitter na categoria Jornal-Laboratório Impresso. “Apresentei as edições 11 e 12 do jornal Unipautas, elaboradas na disciplina de Produção de Jornal”, contou a estudante. “Fiquei um pouco nervosa, mas muito orgulhosa por estar representando as duas turmas que produziram os jornais com muito empenho”, disse Andressa.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Mesa temática discutiu relações de poder na comunicação digital

A definição de poder na era atual e a influência da inteligência artificial nas mídias sociais em relação à comunicação empresa e cliente foram os temas discutidos na mesa “Relações de Poder na Comunicação Digital”. Realizada no auditório Master, a conversa reuniu dois especialistas na área da Comunicação Organizacional: a professora Cleusa Schoferneker (PUCRS) e o professor Rudimar Baldissera (UFRGS). “O século XXI não é a era da informação, e sim da comunicação”, afirmou a professora Cleusa. “A própria ideia de comunicação traz uma relação de poder”, argumentou Rudimar. Foram citados autores como Byung-chul Han e David Wander para embasar a conversa acerca de comunicação digital no Brasil e no mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Intercom Júnior, para muitos alunos, foi a primeira experiência em um congresso

Voltado à formação de novos pesquisadores, o Intercom Júnior marca, para muitos estudantes, a primeira experiência de participação em um congresso. Foi o caso da aluna de Jornalismo da UniRitter, Júlia Barth, que apresentou um artigo fazendo uma análise da vida política de Ciro Gomes e também sobre a campanha eleitoral do candidato no ano de 2018. “A gente vê outras pesquisas, outras teorias e metodologias de jovens de outros estados que podemos acrescentar nas nossas pesquisas futuras. Acho que os debates que acontecem contribuem para essa noção de que a pesquisa precisa ser universal e de fácil acesso a todos os públicos”, disse a estudante do terceiro semestre.

Este slideshow necessita de JavaScript.