UniRitter recebe aula inaugural das Escolas de Negócios e Comunicação

Alunos ouviram palestrantes da Mercur e da Parallax no auditório Master do campus Zona Sul

Na quarta-feira (06/09), no auditório Master do campus Zona Sul, aconteceu a aula inaugural das Escolas de Negócios e Comunicação da UniRitter. O evento, que abordou os temas Era Digital e as Carreiras e Inovação e Gestão, trouxe os palestrantes Paulo Amorim (Parallax Institute) e Jorge Hoelzel (Mercur). A Pró-Reitora Acadêmica, Bárbara Costa, abriu o evento. A professora das Escolas de Negócios e Comunicação e coordenadora do HUB Inovação da UniRitter, Daniela Horta, também falou, propondo a pergunta que conduziu a reflexão da noite: “O que você fez de diferente hoje?”.

Paulo Amorim, sócio da Parallax Institute, abriu a palestra trazendo para debate as mudanças que estão acontecendo nas carreiras devido ao mundo digital. Também abordou com ênfase a relação entre pessoa e empresa, organização do futuro, ruptura do modelo de liderança e inclusão. Amorim ressaltou a importância do novo olhar sobre todas as opções de carreira e o refazer as profissões.

“A minha provocação para hoje é que os alunos possam pensar trilhas de carreiras e não somente um único direcionamento. Que eles tragam um novo cenário para a vida deles. A era tecnológica nos proporciona isso. Também a quebra de conceitos: sucesso e fracasso, o que vale é arriscar, mudar, tentar. Não precisamos seguir uma só carreira. Podemos ser o que quisermos”, afirmou.

A noite também contou com o palestrante Jorge Hoelzel, conselheiro de Administração e facilitador da Mercur há 8 anos. Ele abordou temas específicos como modelo de gestão empresarial e momento da mudança. Hoelzel explicou que é possível fazer diferente. Apresentou o modelo que está sendo empreendido atualmente dentro da Mercur e contou sobre a inovação que a empresa passou. Também falou sobre as escolhas pela conservação da vida e a diminuição do efeito estufa, que são regras básicas na Mercur. Ele ainda frisou a importância do consumo renovável com o objetivo de mostrar aos alunos que é possível fazer diferente, obter lucro e não prejudicar o meio ambiente.

“Dá para fazer negócio de um jeito diferente. O foco tem que estar na vida e não somente no dinheiro. Precisamos de um mundo bom para todos. A saúde, educação e o bem-estar precisam estar juntos. Nós, na Mercur, pensamos primeiro nas pessoas. Em primeiro lugar, acontece a gestão de pessoas, e depois a gestão de negócios A inovação não é só tecnológica, nós na empresa atacamos a tecnologia social e depois a tecnologia das coisas. As pessoas que são responsáveis por inovações, e nós precisamos de inovação é dentro da nossa cabeça”, explicou.

Fechando a noite, Hoelzel finalizou deixando um recado para os futuros profissionais: a diferença está na forma como o ser humano enxerga o negócio. “Existe uma possibilidade de realizar uma gestão diferentes nos negócios. Da pra fazer de outra forma não é uma ilusão. É possível fazer, quando se faz com o coração”, acrescentou.

O tema da aula inaugural inquietou os universitários que participaram do evento. “Estou no segundo semestre de Administração e eu saiu hoje da palestra cheio de ideias novas. O Paulo e o Jorge mostraram que é possível aplicar novos conceitos de gestão de pessoas. Não é preciso viver naquele modelo engessado. Precisamos ter coragem de ousar, pensar fora da caixa”, comentou o aluno Pedro Rocha.

Parceria com o Hub de Inovação

Buscar o diferente e tentar o que ainda não foi feito: é exatamente nesse caminho que a UniRitter está apostando com o Hub de Inovação. Idealizado por 12 professores, ele está em fase de concretização de parcerias – está em andamento uma parceria com a Mercur e, com a Parallax, ela já está firmada. “Vamos unir as áreas, vamos pensar juntos, o HUB vai ser inaugurado no campus FAPA e mais adiante teremos nos campi Zona Sul e Canoas. Serão oferecidas oficinas para refinar os trabalhos e, quanto mais interdisciplinar, melhor”, comentou a coordenadora do projeto, Daniela Horta.