UniRitter inaugura Complexo Gastronômico no campus Fapa

Evento contou com a participação do chef Lucas Corazza, do programa Que Seja Doce, da GNT

Um dos cursos mais jovens entre as graduações oferecidas pela UniRitter, a Gastronomia celebrou uma conquista importante na tarde dessa quarta-feira (17/05). Com a presença de Lucas Corazza, chef e jurado do programa Que Seja Doce, da GNT, o curso inaugurou oficialmente o seu novo Complexo Gastronômico. A obra, entregue pelo CEO da Laureate Brasil para a Região Sul, Marcio Salvadego, e pela reitora da UniRitter, Laura Coradini Frantz, foi projetada a partir de ideais sustentáveis como, por exemplo, a instalação de cozinhas em containers. O complexo vai beneficiar os alunos do curso coordenado pelo chef e professor Moisés Basso. “Será muito importante para as aulas práticas”, comemorou.

Lucas deu uma aula de culinária (FOTO: Douglas Sarmiento/Agência INQ)

Moisés abriu o evento com as boas-vindas aos alunos, professores e convidados. Em seguida, Lucas deu início a uma demonstração prática. Enquanto ensinava a receita de uma torta de pistache, framboesa, chocolate e limão, o chef falou sobre as suas convicções na cozinha. Entre elas, o que chamou de “pavimentação do sabor”. “É esconder gordura, sódio e açúcar em um sabor exótico”, definiu Lucas, que também aproveitou a aula para defender a entrada de novos profissionais no mercado. “Acho que temos que ter habilidade de reconhecer em outros a genialidade, a inteligência e a criatividade, estimulando isso naquelas pessoas. É se por no lugar, não como referência ou exemplo, mas como guia”, destacou.

Os estudantes, aliás, se mostraram muito motivados com a inauguração do complexo. “É uma estrutura nova e muito boa. São cozinhas em que poderemos trabalhar e colocar nossas técnicas à prova”, comemorou Elisa Della Porta, aluna do segundo semestre. Elisa foi auxiliar do chef Lucas durante a demonstração prática – e vibrou com a experiência: “Vê-lo cozinhando na nossa frente é sensacional!”. Henrique Machado, também estudante de Gastronomia, destacou a importância do complexo para o aprendizado dos estudantes. “Vai melhorar muito a questão dos espaços, as salas de utensílios e alimentos. Vamos nos organizar mais”, explicou.

Reitora da UniRitter, Laura Frantz participou da cerimônia de inauguração do complexo (FOTO: Douglas Sarmiento/Agência INQ)

Depois da demonstração prática foi inaugurado oficialmente o Complexo Gastrônimo da UniRitter. As instalações foram entregues pelo presidente da Laureate no Rio Grande do Sul e pela reitora da UniRitter. “É uma satisfação entregar esse espaço aos alunos, que são a razão do nosso trabalho”, afirmou Salvadego. “É uma obra completa, de primeira qualidade, com uma infraestrutura maravilhosa”, disse Laura, referindo-se aos ambientes inaugurados – entre eles laboratório de confeitaria, almoxarifado e cozinha de pré-preparo. Além do coordenador do curso de Gastronomia e do chef Lucas Corazza, também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a pró-reitora de Extensão, Bárbara Costa; o diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Marc Deitos; e o diretor de operações da UniRitter, Bernardo Costa, bem como, é claro, os alunos.

CONFIRA COMO FOI A INAUGURAÇÃO DO COMPLEXO GASTRONÔMICO: