Unipautas passa por reformulação

Jornal produzido pelos alunos de Escola de Reportagem III, Fotografia e Planejamento Gráfico teve linguagem e formato atualizados

O mundo está em constante evolução, e acompanhar suas transformações não é somente uma questão de escolha, mas também uma necessidade. Com o jornalismo não poderia ser diferente: inovar e transformar são palavras que estão cada vez mais presentes na rotina dos acadêmicos, docentes e profissionais do mercado de trabalho.

Pensando nisso, e com o objetivo de adequar o jornal a novas tendências do jornalismo, os professores Francisco Amorim e Rogério Grilho, das disciplinas de Escola de Reportagem III: Impresso e Fotografia e Planejamento Gráfico, também decidiram inovar e deixar o UniPautas de “cara nova”. A reformulação busca valorizar ainda mais as imagens e os infográficos do jornal impresso produzido pelos alunos do curso, além de trazer ao leitor uma forma mais prazerosa de ler os textos.

Inspirado em jornais europeus, a nova versão do UniPautas quer desvincular o jornal dos antigos modelos com textos enormes e pouca valorização de imagens. “Esse nosso projeto dá muito destaque para quando a foto é boa se valorizar a foto e, quando o texto é bom, valorizar o texto. Quando ambos são bons, temos que valorizar ambos”, afirma Francisco.

Do ponto de vista editorial, o jornal se tornou temático desde 2016-1. A cada semestre é escolhido um novo tema como pauta. Nesta edição o tema será violência. Os conteúdos abordarão diferentes formas de violência, como a violência contra a mulher, a violência causada pela LGBTfobia e até mesmo a violência no trânsito.
Além disso, o UniPautas também contará com uma versão digital, onde serão incluídas todas as matérias que não forem publicadas na versão impressa. Para a versão digital as matérias irão passar por uma espécie de preparação, pois serão modificadas para que se adequem à linguagem da internet, onde serão publicadas juntamente com vídeos e gráficos interativos para ilustração.

O jornal contará com matérias escritas pelos alunos do terceiro semestre de jornalismo, das duas turmas da disciplina de Escola de Reportagem III: Impresso. O objetivo é que estes alunos possam ter a experiência de escrever para um veículo impresso e que possam ter um portfólio para demonstração de suas atividades. “Esse projeto é a maneira perfeita para mostrar o quanto somos criativos, arrojados e inquietos”, conclui Rogério.

O novo Unipautas está em processo final de edição e será lançado em julho.