Relações Públicas recebe nota máxima na avaliação do MEC

Nota cinco já havia sido conquistada pelo Jornalismo e pela Publicidade & Propaganda

Saiu na quinta-feira, dia 25/05, o resultado da avaliação do MEC sobre o curso de Relações Públicas da UniRitter: nota 5, o máximo que pode ser atingido. Para atribuir a nota, dois avaliadores de fora do Rio Grande do Sul observaram aspectos como corpo docente, grade curricular, infraestrutura da instituição e atividades desenvolvidas por alunos e professores. “Essa nota é de todo corpo docente, dos alunos e funcionários da faculdade”, comemorou a coordenadora Tânia Almeida. Antes do curso de Relações Públicas, o Jornalismo e a Publicidade & Propaganda já haviam sido reconhecidos com nota máxima, o que coloca a FACS em uma posição de destaque, com três dos seus quatro cursos avaliados com 5 (a graduação em Cinema, lançada em 2017, será avaliada pelo MEC em 2019).

Portfólio do curso de Relações Públicas teve o planejamento gráfico desenvolvido pelo Núcleo de Publicidade & Propaganda da Agência INQ

Responsável pelo curso desde junho de 2015, Tânia destacou a importância de todos os envolvidos no processo avaliativo. Ressaltou o trabalho dos docentes de Relações Públicas e também de outras áreas, como o professor Francisco dos Santos, coordenador do Núcleo de Publicidade & Propaganda da Agência INQ, que desenvolveu o projeto gráfico do portfólio apresentado pelo MEC. Coordenador setorial de Ensino, Marcelo Tavares também comemorou o reconhecimento. “Provamos que o curso tem um diferencial, que os temas transversais perpassam por cada disciplina que o aluno de Relações Públicas estuda”, afirmou, ressaltando que o curso foi completamente reformulado a partir de junho de 2015, quando cada disciplina foi repensada. Além disso, neste ano, foi necessária a revisão de todos os planos de ensino, bem como a realização de alterações no currículo. Na Uniritter desde o segundo semestre de 2016, o professor Luciano Suminski foi outro integrante do corpo docente a comemorar a conquista do reconhecimento e a falar sobre as dificuldades do processo. “Foi muito crítico por parte dos avaliadores. Na minha percepção, tivemos que adotar a postura de defesa do curso”, comentou.

Com a conclusão do processo do curso de Relações Públicas, a FACS chegou a três cursos reconhecidos com nota máxima pelo MEC. “Essa conquista tatua definitivamente a excelência da Comunicação Social na UniRitter”, vibrou o diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Marc Deitos. O próximo desafio, agora, é o ENADE de 2018. “Será mais um momento para demonstrarmos o valor da nossa formação e marcarmos em nossos currículos mais uma nota máxima”, ressaltou Marc, referindo-se ao exame que os formandos da FACS farão no ano que vem.

Confira o vídeo de apresentação do curso de Relações Públicas produzido pela Agência INQ