Projeto Checkpoint: aluno formado na UniRitter visita Triunfo Concepa

Bruno César Silva, egresso de Relações Públicas, foi o primeiro a participar do projeto

Entrar na faculdade não é tarefa fácil. Você passa horas estudando, deixa de lado os momentos de lazer e os passeios com os amigos. Tudo isso até prestar o famoso vestibular e ingressar no curso dos sonhos. Mas, por incrível que pareça, sair da universidade pode ser ainda mais trabalhoso do que entrar. O medo de não conseguir um emprego após o fim do curso é companheiro constante de quem está se formando. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) em 2016, por exemplo, mostrou que 67% dos jovens entre 15 e 26 anos têm medo de ficar desempregados.

Foi com a ideia de ajudar o profissional a encontrar um bom caminho após a formatura que nasceu, em 2017, o Checkpoint. Criado pelo curso de Relações Públicas, o projeto contempla o egresso de melhor desempenho no curso com uma visita ao setor de comunicação de uma grande empresa.

Este ano marcou a primeira edição do projeto, e Bruno César Silva foi o egresso contemplado. Na segunda-feira (16/04) ele visitou o núcleo de comunicação da Triunfo Concepa, empresa responsável por administrar as rodovias BR-116 e BR-290.

A visita foi distribuída em quatro momentos. Primeiro, a gerente de comunicação e sustentabilidade, Daniela Cidade, recebeu Bruno para um bate-papo mais informal, onde ambos puderam se conhecer melhor. Nessa conversa, o RP, que trabalha como gerente de planejamento e mídia na agência Conjunto Comunicação, falou sobre suas experiências no mercado de trabalho. Nesse encontro ele também conheceu o grupo de profissionais da comunicação da Triunfo, entre eles a coordenadora Ana Paula Rocha e a responsável pela ouvidoria, Francielle Falavigna.

Daniela destacou que a visita do RP não foi importante somente do ponto de vista do visitante, mas sim da própria Triunfo, porque foi um momento de troca de experiências. “A visita do Bruno não é uma estrada de mão única. Ele nos proporciona as ideias dele e a gente proporciona experiência a ele”, destacou. Já para a coordenadora de comunicação, Ana Paula Rocha, momentos como essa visita podem auxiliar a prática dos estudantes. “Às vezes algumas visitas como essa podem ajudar um estudante tanto quanto um estágio ajuda”, disse a coordenadora.

A segunda parte da visita foi a de mais interação do RP com a empresa, já que ele participou de uma reunião de pauta sobre mídias sociais com a agência General Design, responsável pelas mídias da empresa. Várias questões foram levantadas, como, por exemplo, quantidade certa de posts para o Facebook e posicionamentos nas redes sociais. Isso foi o que mais chamou a atenção de Bruno, que participou das discussões. O RP inclusive recebeu elogios pela participação na reunião. “A opinião do Bruno a respeito das mídias sociais é muito qualificada”, disse Daniela Cidade.

O terceiro momento foi um bate-papo de RP com RP. Bruno César conversou com Francielle Falavigna, responsável pelo setor de ouvidoria da Triunfo. A funcionária destacou a importância da ouvidoria no relacionamento com os usuários, seja via rede sociais ou em uma conversa presencial. Além disso, foi o momento para explicar como o setor funciona na Concepa.

A última parte da visita foi uma reunião do setor de comunicação com o diretor-presidente Thiago Vitorello. Esse também foi o momento preferido de Bruno, porque, segundo ele, foi o que mais lhe deu experiência. A reunião foi para mostrar os indicadores de comunicação da empresa, como os de redes sociais, os de ouvidoria e reputação na mídia. Thiago Vitorello lembrou que momentos como a visita do ex-aluno da UniRitter proporcionam vantagens tanto para os estudantes quanto para as empresas. “Temos a chance de estar com os melhores futuros profissionais, ao mesmo tempo em que é um desafio para a gente ser exemplo e ter essa responsabilidade social que tanto ajuda a dar conhecimento e experiência aos alunos”, afirmou.

Após a visita, Bruno destacou o seu ponto de vista com relação aos profissionais da área.”Os profissionais de Relações Públicas precisam ser extremamente transdisciplinares. Precisam conhecer minimamente todos os processos a começar pela gestão”, disse.

Coordenadora do curso de RP e idealizadora do Checkpoint, Tânia Almeida participou da etapa final da visita de Bruno. Para ela, o projeto é importante para o profissional formado, para a empresa e para a universidade. “O egresso contemplado tem a oportunidade de conhecer a gestão e a área de comunicação corporativa de uma grande empresa gaúcha, e ao mesmo tempo, as empresas podem conhecer o perfil de profissionais que a UniRitter está formando na área de Relações Públicas”, explicou. Tânia ainda falou sobre o futuro do projeto: “Já estamos entrando em contato com outra empresa para, no próximo semestre, contemplar pela segunda vez o egresso com melhor desempenho”, disse a coordenadora.