FACS apresenta 20 trabalhos no 40° Intercom Nacional

Congresso ocorre de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo (foto) em Curitiba

Alunos e professores da Faculdade de Comunicação Social (FACS) da UniRitter participam do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece entre os dias 4 e 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba. Nesta edição, em comemoração aos 40 anos do evento, será abordado o tema “Comunicação, Memórias e Historicidades”. Ao todo, foram aceitos 20 trabalhos produzidos na FACS: três na mostra competitiva de trabalhos acadêmicos produzido em sala de aula (Expocom); dez no Intercom Júnior e sete nos Grupos de Pesquisa.

No Expocom a seleção foi automática, já que a categoria reúne os vencedores das edições regionais do congresso. A FACS estará representada por três projetos. “Ensaio sobre a loucura – um retrato da consciência” foi produzido por Gabriela Freitas, Gabriela Fritsch e Shalynski Zechlinski, do Jornalismo, com orientação do professor Rogério Grilho. Liderado pela professora Ana Barretto, de Relações Públicas, “Conselho Consultivo de RP: relação do mercado com a educação” foi criado por Thays Dias Domingos, Lisie Raabe e Shayane Carvalho. “Site FACS: uma ferramenta de comunicação institucional para a Faculdade de Comunicação Social da UniRitter”, de Manuella Noschang, fecha as indicações da FACS no Expocom. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Relações Públicas Digitais com a orientação do professor Luciano Suminski.

Já no Intercom Júnior, que reúne artigos de alunos da graduação e recém formados, a faculdade emplacou oito trabalhos. “O que a gente quer é que o aluno perceba que o trabalho dele de TCC é importante, pode virar artigo, pode virar ciência e ele pode publicar esse material”, afirma Rodrigo Rodembusch, do Jornalismo e da Publicidade, um dos professores orientadores dos trabalhos que serão apresentados no Intercom Júnior. “Essas trocas acadêmicas enriquecem as perspectivas de melhores resultados na área da comunicação. É importante perceber também o amadurecimento e a intensidade da FACS no evento”, comemora Luciano Suminski, professor de Relações Públicas.

Nos Grupos de Pesquisa a FACS conta com seis trabalhos produzidos pelos seus professores. O Intercom Nacional é o maior congresso de comunicação da América Latina. Realizado anualmente, reúne mais de 4 mil pesquisadores a cada edição.

Confira abaixo a lista completa de trabalhos.

FACS NO EXPOCOM

JORNALISMO
Ensaio sobre a loucura: um retrato da consciência
Gabriela Freitas, Gabriela Fritsch e Shalynski Zechlinski

RELAÇÕES PÚBLICAS
Site FACS: uma ferramenta de comunicação institucional para a Faculdade de Comunicação Social da UniRitter
Manuella Noschang Lopes da Silva

Conselho Consultivo de RP: relação do mercado com a educação
Thays Dias Domingos, Lisie Cardoso Zefino Raabe e Shayane Roberta Duarte Carvalho  

FACS NO INTERCOM JÚNIOR

JORNALISMO
Rivalidade dentro e fora das quatro linhas: qual time da dupla Grenal comunica mais durante a transmissão no Twitter?
Marcella Schaurich dos Santos (orientação: Rodrigo Rodembusch)

O jornalista de moda pelo olhar das telenovelas
Mariana Jeremias dos Santos (orientação: Leandro Olegário)

Show da Fé: a telepresença de Deus
Kátia Lúcia Fantin (orientação: Mariana Oselame)

Influenciadores digitais como formadores e transformadores de opiniões
Talita Stefani Lorenzetti (orientação: Mariana Oselame)

RELAÇÕES PÚBLICAS
As estratégias de comunicação digital da Netflix: o social media e o relacionamento digital
Mikael da Silva Carvalho (orientação: Marcelo Tavares)

As ouvidorias públicas no cenário da lei: da relação de poder à harmonia social
Liliane Fraga da Silva (orientação: Marcelo Tavares)

Comunicação não-violenta e função política: convergências e possibilidades
Aline Pacheco Martins (orientação: Marcelo Tavares)

O mapeamento de públicos para a comunicação interna
Scarlet Alencastro Vanin (orientação: Marcelo Tavares)

Políticas de comunicação interna: a efetividade do manual de conduta do público interno nas mídias sociais
Manuella Noschang Lopes da Silva (orientação: Luciano Suminski)

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
O uso das técnicas do graffiti e a economia criativa

Athos Ribeiro da Silva (orientação: Rodrigo Rodembusch)