FACS apresenta 20 trabalhos no 40° Intercom Nacional

Congresso ocorre de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo (foto) em Curitiba

Alunos e professores da Faculdade de Comunicação Social (FACS) da UniRitter participam do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece entre os dias 4 e 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba. Nesta edição, em comemoração aos 40 anos do evento, será abordado o tema “Comunicação, Memórias e Historicidades”. Ao todo, foram aceitos 20 trabalhos produzidos na FACS: três na mostra competitiva de trabalhos acadêmicos produzido em sala de aula (Expocom); dez no Intercom Júnior e sete nos Grupos de Pesquisa.

No Expocom a seleção foi automática, já que a categoria reúne os vencedores das edições regionais do congresso. A FACS estará representada por três projetos. “Ensaio sobre a loucura – um retrato da consciência” foi produzido por Gabriela Freitas, Gabriela Fritsch e Shalynski Zechlinski, do Jornalismo, com orientação do professor Rogério Grilho. Liderado pela professora Ana Barretto, de Relações Públicas, “Conselho Consultivo de RP: relação do mercado com a educação” foi criado por Thays Dias Domingos, Lisie Raabe e Shayane Carvalho. “Site FACS: uma ferramenta de comunicação institucional para a Faculdade de Comunicação Social da UniRitter”, de Manuella Noschang, fecha as indicações da FACS no Expocom. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Relações Públicas Digitais com a orientação do professor Luciano Suminski.

Já no Intercom Júnior, que reúne artigos de alunos da graduação e recém formados, a faculdade emplacou oito trabalhos. “O que a gente quer é que o aluno perceba que o trabalho dele de TCC é importante, pode virar artigo, pode virar ciência e ele pode publicar esse material”, afirma Rodrigo Rodembusch, do Jornalismo e da Publicidade, um dos professores orientadores dos trabalhos que serão apresentados no Intercom Júnior. “Essas trocas acadêmicas enriquecem as perspectivas de melhores resultados na área da comunicação. É importante perceber também o amadurecimento e a intensidade da FACS no evento”, comemora Luciano Suminski, professor de Relações Públicas.

Nos Grupos de Pesquisa a FACS conta com seis trabalhos produzidos pelos seus professores. O Intercom Nacional é o maior congresso de comunicação da América Latina. Realizado anualmente, reúne mais de 4 mil pesquisadores a cada edição.

Confira abaixo a lista completa de trabalhos.

FACS NO EXPOCOM

JORNALISMO
Ensaio sobre a loucura: um retrato da consciência
Gabriela Freitas, Gabriela Fritsch e Shalynski Zechlinski

RELAÇÕES PÚBLICAS
Manuella Noschang Lopes da Silva

Conselho Consultivo de RP: relação do mercado com a educação
Thays Dias Domingos, Lisie Cardoso Zefino Raabe e Shayane Roberta Duarte Carvalho

FACS NO INTERCOM JÚNIOR

JORNALISMO
Rivalidade dentro e fora das quatro linhas: qual time da dupla Grenal comunica mais durante a transmissão no Twitter?
Marcella Schaurich dos Santos (orientação: Rodrigo Rodembusch)

O jornalista de moda pelo olhar das telenovelas
Mariana Jeremias dos Santos (orientação: Leandro Olegário)

Show da Fé: a telepresença de Deus