Professora de Produção Audiovisual ministra aula inaugural em Pelotas

Gilka Vargas falou sobre o trabalho de Direção de Arte para alunos do curso de Cinema

TEXTO | Paula Fabyolla
FOTOS | Guilherme Carvalho da Rosa (UFPEL)

A convite do professor Guilherme Carvalho da Rosa, a professora, cenógrafa e diretora de arte Gilka Vargas, do curso de Produção Audiovisual da FACS, participou da aula inaugural do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) nos 20 e 21 de março.

O evento aconteceu em dois dias, divididos em uma sessão comentada do filme YONLU, do diretor Hique Montanari, com a direção de arte da professora Gilka. E o segundo momento foi a aula inaugural propriamente dita, em que a professora falou sobre a história e os desafios da profissão no Brasil. A aula também foi pautada pelos conceitos de direção de arte para mostrar uma ideia geral sobre o processo de trabalho que conta com a interação de diversos profissionais como fotógrafos, figurinistas e técnicos.

“Foi gratificante, uma experiência nova, muito gostosa”, disse a docente, que ressaltou as frequentes dúvidas durante a aula a respeito do tema. De forma geral, as perguntas foram direcionadas aos bastidores das gravações e a pedidos de dicas sobre como os alunos poderiam elaborar seus projetos e trabalhos acadêmicos na área.