Palestra apresenta Festival de Cannes a alunos de Publicidade e Propaganda

Evento que detalha a famosa premiação francesa aconteceu pela primeira vez na UniRitter

O auditório do Prédio D do Campus Zona Sul foi palco do evento “Cannes Lions na Universidade”, realizado na manhã de 11 de outubro. A palestra “Por Dentro de Cannes”, do fundador e diretor-executivo da Agência SPR, Juliano Hennemann, apresentou as principais tendências, cases premiados e bastidores do Festival de Criatividade de Cannes, o mais importante disputado entre os publicitários.

A palestra contou com a presença de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, acompanhados dos professores Francisco dos Santos e Geferson Barths, coordenador do curso. “O importante dessas atividades sempre é a inspiração. Poder ver pela ótica da SPR tudo o que aconteceu em Cannes, vivenciar como se estivesse lá em alguns momentos, inspira não só para a inscrição em prêmios, mas também para a atividade no dia a dia e na sala de aula”, falou Barths.

Durante o evento, Juliano ressaltou a importância do festival, que é realizado anualmente na cidade de Cannes, no litoral sul da França. Os teatros da cidade, que abrigam painéis de discussão e atividades com representantes de empresas de todo o mundo, sempre contam com grandes e disputadas filas nas suas entradas. Para Juliano, o aprendizado em Cannes é muito grande, já que publicitários e agências de mais de 70 países participam da premiação. Em média, apenas 3,5% das quase 32 mil peças inscritas faturam os prêmios. “Ganhar um Leão continua sendo a maior comemoração que um profissional ou uma agência pode ter, porque é muito difícil”, disse.

O palestrante ainda apresentou cases premiados na edição deste ano em Cannes e ressaltou a importância da criatividade no mercado da publicidade. “Cada vez mais a criatividade resolve problemas. Se alguma empresa ou alguém tem algum problema, chama uma agência de criatividade e estratégia que pode com certeza resolver”, citou. Ele também ressaltou que foi possível observar a força do poder social das marcas, que nunca foi tão grande, e que os chineses nunca foram tão presentes no festival como neste ano.

Ao final da palestra, o professor Geferson Barths aproveitou para relembrar a importância da presença dos alunos na cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Rymsza, que será na próxima quinta-feira (18 de outubro), no auditório 4 do Campus Fapa. “Nosso prêmio é o nosso Cannes. A gente tem uma expectativa de que seja muito bacana essa noite de premiação. A cada prêmio que um estudante ganha, nós, professores, ganhamos juntos”, destacou Barths.