Marcelo Corrêa: otimismo e amor pelo que faz

Carismático, professor de Publicidade e Propaganda conquista os alunos com muito conteúdo e bom-humor

Texto | Aline Eberhardt

Quem já assistiu a uma de suas aulas sabe bem como ele é. Espontâneo, divertido, amigo da turma e, claro, não deixa o sorriso faltar. O professor Marcelo Corrêa, do curso de Publicidade e Propaganda, tem o dom de cativar seus alunos. E, como é notório, a Comunicação sempre foi o seu maior amor. “Fui muito teatral na infância, e vendedor também — lia rápido os gibis que ganhava para depois vendê-los e comprar novos”, relembra.

Com essa característica forte desde criança, era certo que sua primeira opção de curso seria a Publicidade. Natural de Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado, foi morar sozinho em Pelotas para estudar, com apenas 15 anos. Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2006. Não parou por aí. Aos 21 anos, veio para Porto Alegre cursar sua pós-graduação. A escolha? Estudos Linguísticos do Texto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já que na época ele atuava como redator.

Seis anos mais tarde, Marcelo ingressava na Universidade do Vale do Rio dos Sinos para, então, começar seu Mestrado. Mas, dessa vez, em outra área: Design. “Quando entrei como professor no IPA, assumi disciplinas de criação e acabei fazendo Mestrado em Design. Daí entrei na UniRitter e a paixão só aumentou”, explica.

Com a docência e o Mestrado,ele  acabou deixando a agência em que trabalhava. Porém, sentia que faltava algo. “Muitos amigos me procuravam como freelancer e eu acabei fundando a Closer. No princípio era para poder emitir notas fiscais”, conta. O que começou simples acabou se tornando sua maior conquista profissional. Em dezembro deste ano, a Agência Closer fará oito anos de existência. “Hoje tenho uma estrutura bem bacana e enxuta: somos sete pessoas que fazem o mundo acontecer, todos os dias”, conta, orgulhoso.

Alguns dos clientes fixos são Melnick Even, DLL Group, Aadvance, Rua da Praia Shopping, Super Kan e FRIZZO, sem esquecer os clientes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Fora das salas de aula

Trabalhando durante a maior parte dos seus dias, fica meio difícil ter um tempo livre. Mas ele não reclama. “Compartilho experiências do mercado e crio as relações com as teorias que ensino. Leciono Redação Publicitária, minha eterna paixão, e outras disciplinas que tenho afinidade como Direção de Arte e Introdução à Publicidade. Minha rotina se divide entre as aulas e a agência. Trabalho quase 14 horas por dia, mas vale a pena!”, diz.

Quando sobra um tempinho, o mestre gosta de assistir Netflix. Suas escolhas favoritas são How to get Away with murder, La Casa de Papel e Coisa mais Linda. Curte ir ao parque, mas também gosta de ficar em casa. E, como bom apreciador de comida, gosta de almoçar fora aos sábados. “Adoro experimentar restaurantes diferentes!”, revela. Seu sorvete preferido é de Macadâmia, e os drinks são Mojito e Caipirinha.

Fora das salas de aulas e do mundo publicitário, Marcelo é um cara otimista, alegre e persistente. “Amo ouvir música no trânsito a caminho da Fapa ou Zona Sul”, conta. Ele também acredita que nada nessa vida é por acaso. “Tenho inclusive uma tatuagem no braço que diz: nada es casualidad”. Quando pergunto uma palavra, ele prontamente responde: amor. E o que ele mais ama? Sorrir. Mas, para quem o conhece, esse é um detalhe que dá para perceber facilmente.

Planos para o futuro

O primeiro objetivo é completar os dez anos de trabalho de sua agência. E está bem perto — 2021 é logo ali! Marcelo quer ver a agência crescer com consistência. Depois, colocar em ação o projeto de ter sua própria escola criativa: o TQD — Tudo Que Dá. Esse é um projeto focado em democratizar conhecimentos técnicos da área com baixo investimento para o aluno. “Tive que ‘pausar’ esse sonho em função do crescimento da agência. Mas pretendo retomá-lo em 2020”, explica.

As salas de aula ainda terão muito do professor Marcelo Corrêa. “A publicidade é inerente à minha vida. Gosto de ensinar e de praticar. Aprendo dos dois jeitos e me sinto afortunado por estar dos dois lados”. E, para os alunos que estão começando a trajetória, o professor deixa uma dica: “Acredite sempre que você é capaz. Acreditar é o primeiro passo para as coisas darem certo”.

RAIO-X
Nome completo: Marcelo Corrêa
Data de nascimento: 17/10/1984
Em que ano e onde se formou em Publicidade e Propaganda: 2006, na Universidade Católica de Pelotas
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4190063446477232
Onde já trabalhou: Agência Marca; Engenho de Ideias, Closer, Casa de Artes Baka e UP Idiomas
Em que ano ingressou na FACS: 2013
Prêmios conquistados:
2011 – Melhor Padrinho e Melhor Campanha no 5º Madrugadão Feevale
2010 – Prêmio Colunistas Design (bronze na Categoria Editorial, Abracomp)
2009 – Troféu Lar Santo Antônio 30 Anos
2005 – 14° Caça-Talentos (1° lugar em Mídia Externa)
Qual foi o principal momento da carreira? Abrir minha própria agência, que completa 8 anos em 1/12/2019.
Uma frase: “O impossível é possível, basta retirar o prefixo.”
Um filme: Closer (o nome da minha agência foi inspirado nele)
Uma comida: Camarão
Um sonho: Conhecer a Itália falando italiano (atualmente estou estudando a língua)
Ser professor na FACS é… uma realização muito importante pra mim. O convívio com os alunos me faz sentir mais vivo, me faz aprender a cada dia, me faz ser mais criativo no trabalho.