Jornalismo recebe Tulio Milman e Dione Kuhn, da Zero Hora

Jornalistas participaram de bate-papo com os alunos dos campi Zona Sul e Fapa

TEXTO | Loide Gonçalves
FOTOS | Mariana Gomes (Zona Sul) e Andreia Rodriguez (FAPA)

Durante o mês de maio, todos os anos, profissionais da Zero Hora visitam os cursos de Jornalismo de Porto Alegre como parte das comemorações pelo aniversário do jornal. Em 2019, quando ZH completou 54 anos, os campi Zona Sul e Fapa da UniRitter receberam, respectivamente, o editor de Opinião e titular da coluna Informe Especial, Tulio Milman, e a editora de Notícias e coordenadora do Grupo de Investigação (GDI) do jornal, Dione Kuhn.

Tulio Milman foi o primeiro a conversar com os alunos, no dia 8 de maio, no auditório D do campus Zona Sul. O bate-papo foi conduzido pelas dúvidas levantadas pelos estudantes, curiosos para saber mais sobre o dia a dia na redação. A evolução do jornalismo, os dilemas quanto à produção de conteúdo e os desafios da profissão foram tratados com naturalidade por Milman. “Gosto dessa conversa aberta, sem formalidades”, destacou o jornalista, sem se esquivar de responder nenhuma questão.

No dia 28 de maio, no auditório 6 do campus Fapa, foi a vez de Dione Kuhn participar do bate-papo. Durante quase duas horas, Dione foi indagada por alunos e professores em uma espécie de “entrevista coletiva”. A jornalista falou sobre as matérias investigativas produzidas pelo jornal, destacou a importância de o repórter cultivar fontes ao longo do tempo e compartilhou, com os estudantes de Jornalismo, as adaptações pelas quais passou em mais de 20 anos de profissão. “A mais difícil, sem dúvida, foi sair do papel de repórter para ser editora. Lidar com gestão de pessoas é sempre muito complicado, mas é um grande aprendizado”, contou.