Jornalismo da UniRitter lidera prêmios da Associação Riograndense de Imprensa

Alunos da FACS conquistaram oito troféus na categoria universitária

O auditório do Palácio do Ministério Público foi o palco da 59ª edição do Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa entregue nesta terça-feira, 19 de dezembro. Das quatro categorias na modalidade universitário o curso de Jornalismo da UniRitter conquistou oito prêmios.

Em Telejornalismo, os inquietos Marcela Barbosa Baigorra, Sharon Nunes, Lucas Bubols, Cinthya Py, Shalynski Zechlinski e Luis Fernando Donel ficaram em 1º lugar com a grande reportagem ‘A Rotina Da Esperança’, que trata da espera por um transplante de órgãos. Para Marcela Baigorra, do sétimo semestre, o resultado demonstra a capacidade de produzir conteúdo diferenciado em sala de aula. “Queríamos que toda a nossa trajetória na graduação valesse a pena. Felizmente chegamos lá, com a ajuda de fontes maravilhosas, de toda a sabedoria dos professores que já passaram pelas nossas vidas e principalmente com o apoio do professor Matheus Felipe, que estava do nosso lado sempre”, disse. “É uma satisfação difícil de descrever. Sempre peço que eles tenham uma entrega boa em sala de aula. A conquista é materialização deste empenho e dedicação”, afirmou Matheus Felipe.

Na categoria Impresso, o curso também conquistou o 1º lugar com a reportagem ‘Meninas da Fase’, de Carla Fernanda de Almeida La Cruz Rodriguez. “Escrever essa matéria para mim foi entrar em um mundo desconhecido, me encantar com o poder das oportunidades e chorar algumas vezes por me deparar com realidades tão cruéis”, reflete a aluna formanda. O 3º e 4º lugares foram para a reportagem ‘Do Outro Lado Das Grades’, de Évilin Thaoane de Matos Campos, Gisele Barbosa e Camila Emil, e ‘Um Paraíso Ameaçado Pelo Lixo’, de Eduardo Brusch Müller e Rarissa Grissutti, respectivamente.

Na categoria Web foram três conquistas: o 2º lugar ficou com a aluna Ana Carolina Oliveira Pinheiro com a reportagem ‘Refugiados da nova ponte do Guaíba’; o 3º lugar com ‘Desafios Do Movimento Ambientalista Gaúcho’, de Aline Eberhardt Rodrigues, Alberi Neto e Ariadne Kramer; e o 5º lugar, ‘Eles Estão Morrendo’, de Ana Cristina Hoffmann Azeredo, João Pedro Tavares e Alice Fortes. A aluna do campus FAPA também garantiu o 4º lugar na categoria Rádio com a reportagem: ‘Reciclagem De Brinquedos’.

Conforme o coordenador do curso, Leandro Olegário, este foi um ano especial para o Jornalismo da UniRitter, que acumulou importantes conquistas. “O curso encerra o ano de 2017 trazendo um feito ímpar: em todos os concursos universitários que disputamos saímos vitoriosos. Tudo resultado da proposta pedagógica que os professores desenvolvem em sala de aula, mobilizando os nossos inquietos para fazer jornalismo”, disse o coordenador.

O Prêmio ARI de Jornalismo é um dos mais tradicionais da imprensa brasileira, sendo o mais antigo concurso do Estado e o segundo do Brasil – o primeiro é o Prêmio Esso de Jornalismo.

Jornalismo Universitário – TV
1º lugar: A Rotina Da Esperança, de Marcela Barbosa Baigorra – Univiu UniRitter
2º lugar: Moda E Saúde Mental, de Amanda Farias Hamermüller – Tele Fabico/Ufrgs
3º lugar: A Espera Por Desaparecidos, de Isadora Duarte Da Silva – Tele Fabico/Ufrgs