Job Date prepara alunos para o mercado de trabalho

Evento aproximou estudantes e profissionais da área da Comunicação

O primeiro sábado do mês de dezembro (01/12) movimentou o campus Iguatemi da UniRitter. A terceira edição do Job Date, promovido pela Faculdade de Comunicação Social e organizado pelo Núcleo de Relações Públicas da Agência INQ, levou dezenas de estudantes e professores ao ambiente acadêmico para mais um cenário de aprendizado e compartilhamento de conhecimento.

À convite da universidade, quatro profissionais prestaram consultoria aos estudantes com o objetivo de prepará-los para os primeiros passos da vida profissional – Luiz Eduardo Rezende, sócio na LedFilmes; Fernando Carara Lemos, diretor de Comunicação e Marketing do Grêmio Náutico União; Bruno Bertuzzi, diretor de conteúdo na MB22 – Sports & Social Media; e Graziella Kellerman, executiva de Negócios na Agência Escala + City. Foram abordados temas como a elaboração do currículo, a forma de se portar em uma entrevista de emprego e até o processo de integração dentro de uma empresa. Todas as áreas da FACS foram contempladas: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Cinema.

Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e mais de 10 anos de experiência no mercado, Graziella valorizou o evento. “Ele acaba dando uma oportunidade para os estudantes experimentarem como é essa função de entrevista e como é conversar com alguém que já é da área. É um treino para quando chegar a hora de encontrar uma colocação no mercado de trabalho. A gente tenta indicar o que pode ser cobrado para que o estudante chegue melhor preparado numa entrevista, por exemplo”, explicou.

Já para o jornalista Bruno Bertuzzi, o evento é fundamental para dar mais confiança aos estudantes. “É bom eles terem esse primeiro contato para conversar, apresentar currículo e se apresentar. A partir daqui eles podem se preparar para como é realmente o mercado de trabalho, eliminando eventuais problemas. É melhor que esses problemas ocorram aqui nesse ambiente de estudos do que no ambiente profissional”, destacou.

Além das consultorias, o Job Date também ofereceu uma oficina de Linkedin. Estudante do curso de Jornalismo e com formatura marcada para fevereiro, Daiana Camillo participou da atividade ministrada pelo consultor em recursos em organizações, Rafael Uquhart. Ao final da oficina, Daiana elogiou a proposta do evento. “O Job Date é um evento muito importante promovido pela faculdade, pois faz com que o estudante perceba o que o mercado espera dele. É bem legal essa tática da UniRitter em integrar o ambiente acadêmico com o ambiente profissional. Arrumei todo o meu perfil do Linkedin com as dicas do Rafael”, contou.