International Fair orienta alunos interessados em intercâmbio

Universidades de cinco países participaram da feira realizada no campus Zona Sul

TEXTO | Eduarda Oriques

Nessa quarta-feira, 29/08, o International Office promoveu, no campus Zona Sul da Uniritter, a International Fair. Com o objetivo de orientar alunos sobre os programas de intercâmbio oferecido pela rede Laureate, o evento contou com representantes das universidades BILGI, da Turquia; Nuova Accademia di Belle Arti, da Itália; Torrens University Australia, da Austrália; Universitat de Barcelona e Universidad Europea Miguel de Cervantes, da Espanha; e Universidade Europeia, IPAM Lisboa e IPAM Porto, de Portugal.

O evento ainda contou com duas palestras: Estudar no Canadá e Estudar nos Estados Unidos, dois dos destinos mais procurados entre os intercambistas. Na primeira palestra, Paula Manozzo, representante do escritório do Global Affairs Canadense, falou sobre educação, idioma, universidades, bolsas de estudos e documentações necessárias para ingressar no país por meio de intercâmbio. Seguindo na mesma linha, Alex Black, do consulado americano, também explicou todos os trâmites necessários para estudar e até mesmo trabalhar nos Estados Unidos.

A feira, que acontece anualmente, tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre intercâmbio, dupla titulação e visitas técnicas entre instituições parceiras da UniRitter. “Os interessados têm a oportunidade de conversar diretamente com as universidades e destinos para onde pretendem viajar e isso deixa o intercâmbio mais real, mais possível de acontecer”, disse Mariana Cortinhas, integrante da equipe do International Office coordenada por Rodrigo Rodembusch, professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. De acordo com Mariana, uma experiência no exterior pode proporcionar inúmeras vantagens ao estudante. “O aluno adquire grandes habilidades de interculturalidade, de saber se comunicar com pessoas de vários lugares do mundo; pode aprender um idioma novo ou se tornar fluente em algum que já saiba. A possibilidade de adaptação, de resolver problemas, tudo isso o aluno desenvolve enquanto mora no exterior”, destacou.

Aluno do curso de Rede de Computadores da FADERGS, Denis Deboer Chiling compareceu à feira para saber mais sobre programas de pós-graduação em Portugal. Ele saiu empolgado após passar pelo stand português. “Acho que a oportunidade, conhecimento e bagagem que se ganha lá fora é muito importante. É bom para conhecer uma nova cultura, um lugar diferente, talvez até criar raízes”, disse.

Para saber mais sobre as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela UniRitter, acesse o site do International Office.