Humor no jornalismo esportivo: golaço ou gol contra?

Equipe da INQ visita a Rádio Gaúcha para conversar sobre o tema com os jornalistas Raphael Gomes e Diori Vasconcelos

TEXTO | Natielle Joanna e Vinicius Brum
FOTOS | Dafny Santos

Humor e esporte sempre andaram juntos, seja pelas cornetas de toda segunda-feira pós-rodada do futebol ou pelas provocações envolvendo atletas dentro e fora dos campos. Mesmo assim, o jornalismo esportivo sempre priorizou a informação em detrimento da irreverência. Nos últimos anos, no entanto, é perceptível uma mudança na grade das rádios e dos canais de TV, com o humor ganhando força. Foi por isso que os jornalistas do esporte da Rádio Gaúcha Raphael Gomes e Diori Vasconcelos resolveram organizar um debate. Afinal, o humor no jornalismo esportivo é golaço ou gol contra?

A dupla espera profissionais e estudantes para debater sobre o tema no dia 8 de abril, no FootHub, das 19h às 22h30. Muito mais do que uma palestra, a ideia é um bate-papo com público, conforme explicaram os profissionais em entrevista à equipe da Agência INQ na Rádio Gaúcha. “A gente quer fazer as pessoas refletirem sobre o jornalismo esportivo, quem eu quero ser como jornalista esportivo, aonde eu quero chegar e aonde eu vou me enquadrar nisso. A gente quer mostrar que tem gente que é contra humor e tem gente que é a favor”, diz Raphael.

O projeto surgiu a partir de um programa desenvolvido pelos dois para o site GaúchaZH. O “Gol Contra” começou no final de 2017 e tem como característica misturar humor e futebol em quadros diferentes e entrevistas com grandes nomes do rádio como Pedro Ernesto Denardin e Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha. “Acho que o jornalismo esportivo tem que ser leve, e ao mesmo tempo que ele é jornalismo, ele flerta com o entretenimento, então tem um pouco de leveza. O propósito é fazer com que as pessoas se divirtam ouvindo futebol”, pontuou.

MAIS INFORMAÇÕES

O QUÊ: Humor no jornalismo esportivo: golaço ou gol contra?
QUANDO: Dia 08/04 (segunda-feira)
HORÁRIO: 19h
ONDE: FootHub