Geferson Barths: dose tripla de amor pela profissão

Conhecido como o “pai dos trigêmeos”, coordenador do curso de Publicidade & Propaganda não mede esforços para alcançar seus objetivos

Mestre. Professor. Pai. Coordenador. São tantas dedicações na vida de Geferson Barths que fica impossível descrever a grandiosidade delas em sua trajetória. O que podemos constatar é que todas se complementaram através do tempo. Com 18 anos de experiência no mercado gráfico e publicitário, o professor e coordenador do curso de Publicidade & Propaganda na UniRitter coleciona experiências, boas histórias para contar e objetivos de consolidar ainda mais a carreira.

Infância

Desde pequeno as artes visuais já se manifestavam na vida do pequeno Geferson, morador de Cachoeirinha. Ele fazia, por conta própria, seus livros e revistas. “Eu pegava folhas, dobrava ao meio e ilustrava”, conta. Devido ao seu amor pelo futebol, o menino de seis anos também gostava de desenhar as camisetas e os distintivos dos clubes. Filho de pai técnico em relógios ponto e mãe pedagoga, Geferson apresentava desde cedo as habilidades que seriam imprescindíveis para o seu futuro profissional.

Na adolescência, pensava em ser jogador de futebol – atuou nas categorias de base e foi tentando o sonho de ser profissional até os 15 anos, quando decidiu cursar Desenho Gráfico e Editoração Eletrônica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai), em 1995. “Foi a primeira e mais importante escola de artes visuais”, conta. Em paralelo, cursava o ensino médio em Processamento de Dados na Escola Técnica Marechal Mascarenhas de Morais. “Era uma atividade promissora naquela época, mas eu não gostava nenhum pouco de programação”, lembra. Do Senai, Geferson foi encaminhado para o primeiro estágio na gráfica La Salle, em Canoas, no ano de 1996.

Carreira

Em 1998, após o término do estágio e do curso, o jovem conseguiu um emprego na empresa Maredi Sistema Gráfico. “Foi ali que eu tive o primeiro contato com softwares de edição de artes visuais e com um macintosh”, relata. Naquela época ele realizou um teste vocacional, e o resultado já mostrava o futuro para ele: Publicidade & Propaganda. “Todas as atividades que eu já havia realizado até então se aproximavam muito do curso”, disse. Geferson entrou na Unisinos em 2001, mas no final de 2004 ele trancou o curso para viajar para o exterior.

Em 2005, surgiu a oportunidade de viajar para Alemanha para participar da Jornada Mundial da Juventude. Católico atuante na Igreja, Geferson não hesitou. “Era uma oportunidade de conhecer a Europa e participar do congresso com meu grupo da Igreja”, lembra. O jovem então foi viajar e voltou com uma surpresa: estava noivo. Ele pediu a namorada em casamento em Paris, em frente à Torre Eiffel. “Foi bem marcante, não tinha como dizer ‘não’ ao pedido”, disse, aos risos. Nesse meio tempo, ainda trabalhou na agência Duplo Comunicação, entre 2003 e 2005, e depois foi convidado para trabalhar na agência Escala. “Foi um salto na minha carreira, uma escola da publicidade”, comenta.

Em 2007, Geferson retornou à faculdade e cursou Publicidade & Propaganda com ênfase em Marketing no Centro Universitário Metodista (IPA). O estudante agora se dedicava ao trabalho na Escala como arte-finalista, à faculdade e ao casamento. “Me esforcei muito nesses anos e consegui me formar”. Em 2011, logo após terminar a faculdade, Geferson tentou mestrado na UFRGS a convite da irmã. Nos intervalos do serviço, ele aproveitava para estudar e preparar o projeto para obter o tão sonhado título de mestre. “Eu nunca imaginei que conseguiria, eram mais de 300 concorrentes”, lembra. O mestrado em Comunicação e Informação redimensionou a carreira do publicitário, que conquistou uma boa experiência de mercado.

Arquivo pessoal
Geferson durante o Acolhida FACS Zona Sul em março de 2017

Vida de Professor

Enquanto estudava, Geferson teve vontade de atuar como professor. Após cursos de extensão e a participação em palestras, ele foi entrando na vida acadêmica aos poucos. “Tomei gosto e passei a enxergar como objetivo na carreira”, revela. Ao ver a seleção para professores na UniRitter em 2013, ele se inscreveu e foi selecionado para trabalhar na faculdade, assumindo a disciplina de Produção Gráfica. “Eu fui me qualificando e peguei mais disciplinas”, conta. Após um ano e meio como professor, em paralelo com o trabalho na Escala, onde atuava como gestor de operações, Geferson optou pela vida acadêmica. É importante ressaltar que essa escolha não teve só um motivo, mas TRÊS motivos especiais.

Geferson com a família: a felicidade veio em dose tripla

Amor em Dose Tripla

Logo no primeiro semestre da docência, Geferson descobriu que sua esposa estava grávida. “Um grande sonho da família se realizou”, disse. Entusiasmados com a novidade, o casal ansiava pela primeira ecografia. Naquele mesmo dia, os dois tiveram uma DUPLA surpresa: eram gêmeos! Eles não conseguiram esconder tamanha felicidade e contaram a todos à notícia. Vocês acharam que acabaram as surpresas? Elas não param por aí não!

Passados três meses, na nova ecografia, o casal recebeu uma surpresa TRI legal: eram trigêmeos! O professor ficou emocionado e ao mesmo tempo ansioso para ver como seria a nova vida com as crianças. “Não conseguíamos acreditar na hora, foi uma bênção”, conta. Ele conseguiu conciliar a atarefada vida em família (três bebês prematuros) com a atividade de gestão na agência Escala e as aulas na faculdade. Mas após um ano e meio, decidiu sair da empresa para se dedicar a vida de professor. “Decidi, em conjunto com a minha esposa, focar na docência”, explica.

Coordenação e Planos para o Futuro

Em fevereiro de 2017, mais uma porta se abria na vida de Geferson: ele recebia o convite para ser coordenador do curso de Publicidade & Propaganda na UniRitter. “Eu aceitei o desafio”, conta. Nesta nova fase da sua trajetória, o coordenador preza pela dedicação e muitas ideias para colocar em prática na gestão do curso. Com grandes expectativas, Geferson projeta para o futuro a consolidação do seu trabalho como professor, além de aproveitar ao máximo sua família. “Quero contribuir para que o curso prepare os estudantes para as novas tendências, quero escrever e me qualificar mais, e sem dúvidas nenhuma curtir os momentos com minha família”, finaliza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

RAIO-X

Nome completo: Geferson Barths
Data de nascimento: 14/09/1980
Onde nasceu: Porto Alegre
Em que ano e onde se formou em Publicidade & Propaganda: em 2010, no Centro Universitário Metodista (IPA)
Em que ano concluiu o Mestrado: 2013
Dissertação de Mestrado: Comunicação organizacional e branding: a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9850668501803768
Onde já trabalhou: Maredi Sistema Gráfico, Duplo Comunicação, Escala Comunicação e Marketing e UniRitter
Em que ano ingressou na FACS: 2014
Prêmios conquistados: Arte finalista do Ano no Salão da Propaganda da Associação Riograndense de Propaganda (ARP, 2010) e Profissional do Ano (Agência Escala, 2013)
Uma frase: “Talvez a imobilidade das coisas ao nosso redor lhes seja imposta pela certeza de que tais coisas são elas mesmas e não outras, pela imobilidade do nosso pensamento em relação a elas” (Marcel Proust)
Um filme: triologia O Senhor dos Anéis
Uma viagem: Paray-le-Monial (França)
Uma comida: Macarrão
Um sonho: A paz
O que mais gosta de fazer nas horas de folga: com três filhos pequenos, não tem folga!
Ser professor na FACS é… uma nova experiência a cada dia.