Formandos de Jornalismo ministram oficina “Se é fake, não é news” no Iguatemi

Ariadne Kramer, Daniela Knevitz, Sidd Rodrigues e Eduardo Castilhos explicaram técnicas para identificar notícias falsas

Integrantes da primeira turma da Fapa a concluir o curso de Jornalismo, Ariadne Kramer, Daniela Knevitz, Sidd Rodrigues e Eduardo Castilhos ministraram a oficina “Se é fake, não é news”, sábado (01/12), no campus Iguatemi, com foco na alfabetização midiática. Desenvolvida durante a disciplina de Projeto Integrador, a atividade se propôs a treinar os participantes sobre como identificar notícias falsas que circulam na internet.

“Pensar e executar a oficina foi um processo muito legal. São assuntos que a gente fala todos os dias na faculdade, mas explicar para pessoas que não são desse meio e depois ter um feedback de que elas gostaram muito fez tudo valer a pena”, avaliou Daniela, líder do grupo que ministrou a oficina.

Uma segunda edição da oficina “Se é fake, não é news” será ministrada no dia 13/12 (quinta-feira), no campus Zona Sul, das 18h às 19h. Após a atividade, os participantes serão conduzidos ao auditório master, onde haverá a cerimônia de entrega dos troféus da terceira edição do Prêmio Inquieto de Jornalismo.

As inscrições para a oficina do dia 13/12 podem ser feitas aqui.

Alfabetização Midiática

O conceito de alfabetização midiática se refere ao empoderamento do cidadão quanto à utilização das ferramentas de comunicação. De acordo com o conceito, esse empoderamento é fundamental para que o consumidor de informação tenha uma atitude mais crítica diante das notícias às quais tem acesso. Segundo a Unesco, “a proliferação dos meios de comunicação de massa e de novas tecnologias provocou mudanças decisivas nos processos e comportamento da comunicação humana. A alfabetização midiática visa a empoderar cidadãos provendo-lhes competências (conhecimento, habilidades e atitude) necessárias para engajar a mídia tradicional com as novas tecnologias”.

Do ponto de vista da Unesco, a alfabetização midiática inclui os seguintes elementos ou resultados de aprendizagem:
▪ Compreender o papel e as funções da mídia nas sociedades democráticas;
▪ Compreender a condição sob a qual a mídia pode exercer suas funções;
▪ Avaliar criticamente os conteúdos de mídia;
▪ Engajar-se com a mídia para se expressar e participar democraticamente; e
▪ Revisar habilidades (incluindo habilidades em TIC) necessárias para produzir conteúdos gerados por usuários.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

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