Fashion Revolution recebe palestra sobre microcápsulas

Jaqueline Dilly explicou o uso da tecnologia e alternativas biodegradáveis para o setor têxtil

TEXTO | Aldrey Dorneles
FOTOS | Andreia Rodriguez 

Na noite desta quinta-feira (25/04), a UniRitter recebeu, no Ateliê de Moda do campus Fapa, a doutoranda em Design Jaqueline Dilly. Parte da programação do Fashion Revolution, a palestra teve como tema a pesquisa de Jacqueline sobre têxteis funcionais que utilizam microcápsulas naturais para uma moda com menor impacto no meio ambiente. Graduada em Administração com habilitação em Produção de Vestuário pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Jaqueline tem mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, atualmente, desenvolve, também na UFRGS, a tese de doutorado sobre a qual falou na UniRitter.

Jaqueline abriu a palestra explicando o que eram as microcápsulas em um exemplo que agradou ao público. Ela distribuiu chiclete para mostrar que ali existiam microcápsulas que liberavam o gosto e o aroma ao serem mascadas. As microcápsulas possuem um núcleo, onde fica o ativo (óleo ou aroma) e, por fora, a casca, tendo a forma de uma esfera, normalmente feitas de polímeros. Outro exemplo são as roupas com proteção UV que também possuem as microcápsulas.

O grande debate da noite girou em torno de como fazer essas microcápsulas de produtos naturais aplicadas ao vestuário. Jaqueline propôs uma atividade com o publico presente: pensar em um produto funcional sustentável. As ideias que surgiram variaram de roupas com microcápsulas autolimpantes para festas até roupas com microcápsulas que identificassem a emoção do autista. Após a dinâmica, Jaqueline apresentou sua pesquisa de microcápsulas naturais. Atualmente, ela está tentando encapsular óleo de abacate e seu foco é desenvolver uma cápsula em que a casca não necessite de fixador, já que é ele o principal elemento de debate entre os especialistas da área.

Antes de encerrar, a palestrante fez o grupo presente refletir sobre o que é realmente biodegradável, além de levantar a questão sobre a reciclagem de materiais.