FACS promove segunda edição do Job Date

Evento marcou encontro entre alunos e profissionais do mercado da comunicação

A manhã do último sábado, 25/11, foi especial para os alunos dos cursos de comunicação da UniRitter. Aconteceu no campus Zona Sul a segunda edição do Job Date, evento que visa aproximar o estudante do mercado de trabalho, através de um encontro com profissionais da área.

O evento teve a participação de sete convidados e foi dividido em duas partes. Em um primeiro momento, os alunos se dirigiram aos profissionais, um a um, como numa espécie de entrevista de emprego. Essa era a hora de expor as dúvidas e aguardar pela segunda parte, o feedback geral. Em um segundo momento todos os convidados se reuniram e debateram informalmente com os alunos.

Para Ronald Porto, aluno do sexto semestre de Publicidade e Propaganda, dar ênfase nas suas aptidões é o principal ensinamento que levará para a vida através do Job Date. “Não basta apenas você querer algo. Você precisa sentir que tem aptidão para isso”, comenta o estudante.

Muitas dicas foram dadas aos alunos, mas de longe a mais comentada se refere ao comportamento pessoal. De acordo com os convidados, questões como respeito, dedicação, foco e responsabilidade são os principais critérios para a contratação de um estagiário. Mentiras no currículo e falta de determinação, por outro lado, são fatores que podem fazer um candidato perder um vaga.

Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães destacou a importância de eventos como o Job Date para aproximar o aluno do mercado. “Mercado de trabalho e faculdade se interligam, já que ambos precisamos um do outro. Então é sempre necessário fazer essa aproximação”, disse o jornalista. Em relação ao conhecimento técnico, Marcelo Matusiak, diretor da PlayPress Assessoria e Conteúdo, sugere a curiosidade e inquietação como melhores formas de aprendizado. “Para aprender uma ferramenta você não precisa necessariamente estuda-la, basta ter curiosidade e vontade para mexer. Às vezes você é obrigado a fazer algo, então precisa se virar e assim você vai aprendendo”, comentou.

Já Rita Steigleder, diretora de RH do NCGroup, disse que respeito, responsabilidade e determinação são características determinantes na hora de contratar um estagiário. Outra característica fundamental para se tornar um bom publicitário é a criatividade. Neste sentido, Rita ressalta que os principais métodos para exercitar a criatividade são leitura e aproximação com outras áreas. “Quanto mais você entende outras áreas e conhece o funcionamento humano mais criativo você se torna”, argumenta.

Uma dúvida frequente dos graduandos é a de não saber por onde começar numa profissão. Algumas carreiras carregam uma espécie de “hierarquia”. Para chegar na função que um candidato deseja, ele precisa passar por inúmeras outras até, enfim, chegar no cargo desejado. Nesse sentido, a sócia da Interativa Conteúdos, Tatiana Meuser, indicou o principal caminho para um estudante de Relações Públicas começar a carreira. “A principal dica que eu deixo é: comecem a entender planejamento. É um bom início. Começar daí é fundamental”, disse Tatiana.

O curso de Cinema contou com a participação de um especialista em audiovisual. Luiz Eduardo Rezende, sócio da LEDTV Produtora e editor-chefe da Rede Record, frisou o que o audiovisual mais pede em termos de conhecimento. Ele destacou que há dois caminhos para se dar bem na profissão. “Você tem duas opções. Você pode se tornar especialista em algo e não ter tanta qualidade em outras coisas, ou pode ser bom em um pouco de cada coisa. Você decide de qual jeito você mais se adequa”, disse.

O Job Date ainda contou a presença de candidatos que participaram do Vestibular Experience da UniRitter, tendo em vista que um dos propósitos do vestibular é a prática ou observação dos cursos escolhidos pelos candidatos.

Este slideshow necessita de JavaScript.