FACS vence na categoria Produção em Fotojornalismo do Expocom

Projeto desenvolvido por alunas de Jornalismo vai disputar o prêmio nacional em setembro

Tratada como tabu pela sociedade, a loucura não tem uma definição unânime. A fim de trazer um pouco da discussão das diferentes concepções de loucura da sociedade, alunas do curso de Jornalismo da UniRitter desenvolveram o projeto Ensaio sobre a Loucura: um retrato da consciência e ficaram com o primeiro lugar na categoria Produção em Fotojornalismo na mostra competitiva (Expocom) d0 Intercom Sul. Agora, elas se preparam para competir com trabalhos de todo o Brasil no Intercom Nacional, em setembro, em Curitiba.

O projeto foi elaborado por Gabriela Freitas (formada em 2016-2 pela FACS), Gabriela Fritsch e Shalynski Zechlinski a partir de uma matéria sobre a loucura que elas produziram para uma disciplina do curso. Enquanto decidiam a pauta, Shalynski recordou de uma visita que fez quando cursava Psicologia. Em um momento do curso, ela visitou o prédio histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro e teve acesso a um livro registro de entradas, diagnósticos e saídas dos pacientes. “O que me marcou foi que muito do que estava descrito e diagnosticado como loucura, para nós, hoje, é o normal”, relata Shalynsky.

As fotos foram produzidas com elementos e cenários que remetem às instalações do hospital. Devido à burocracia, as alunas não puderam realizar o ensaio no local. As imagens foram criadas em estúdio, com projeções nas paredes para que se criasse a ambientação do interior do hospital. “Começamos a buscar referências na internet sobre a loucura, fotos posições e estética, até construirmos a ideia. Planejamos as fotos, escolhemos elementos como roupas e objetos de cena e partimos para a sessão”, conta Gabriela Freitas, que foi a representante do grupo na premiação.

O projeto vencedor da categoria Produção em Fotojornalismo disputará o prêmio nacional com os vencedores das demais edições regionais do Intercom – Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. O Intercom Nacional acontece de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba. Informações e inscrições no site oficial do evento.