Alunos conhecem Polo Petroquímico da Braskem

Visita fez parte das atividades da disciplina de Jornalismo Ambiental

A relação entre grandes empresas e o meio ambiente é sempre alvo de muitos questionamentos – e pauta recorrente dos jornalistas ambientais. Na sexta-feira, dia 02 de junho, os alunos da turma de Jornalismo Ambiental do Campus FAPA – manhã, ministrada pelo professor Roberto Belmonte, realizaram uma visita à Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo.

A turma foi recebida pelo diretor de Relações Institucionais, João Ruy Freire, que iniciou sua fala esclarecendo o envolvimento da Braskem, pertencente ao grupo Odebrecht, na Operação Lava Jato. Em seguida, apresentou dados referentes à presença da empresa no exterior, suas áreas de atuação e funcionamento. Conforme o bate-papo acontecia, termos como nafta (combustível derivado do petróleo) foram ficando mais acessíveis para os estudantes.

No final da conversa, os alunos assistiram aos vídeos de segurança, receberam seus equipamentos de proteção individual e partiram para a visita.

No complexo principal, os estudantes avistaram diversas plantas de produção de plástico, inclusive a de eteno verde. Inaugurada em 2010, foi marco na produção do polietileno verde em escala industrial e comercial, e produz plástico a partir do etanol de cana-de açúcar. Logo a seguir, a visita continuou na Estação Ambiental Braskem e no Museu de Ciências Naturais, que em maio completou 26 anos.

Para Lúcia Haggstrom, estudante do 3º semestre de jornalismo, visitas técnicas como essa são fundamentais na formação acadêmica do jornalista. “Ninguém faz uma matéria boa sem ir no local e vivenciar as situações. Nada mais justo do que fazermos isso desde a graduação”, afirma.

CONFIRA COMO FOI A VISITA: