Equipe Enade explica diretrizes do exame para os alunos da Zona Sul

Assim como ocorreu no campus Fapa, professores orientaram as turmas que farão a prova em 2018

A Equipe Enade da Faculdade de Comunicação Social (FACS) se reuniu com os alunos do campus Zona Sul, nos dias 17 e 19 de abril, para orientar as turmas sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. A prova deste ano deve ocorrer no mês de novembro e é obrigatória para discentes com previsão de formatura em 2018/2 e 2019/1. A equipe de reportagem da Agência INQ acompanhou as reuniões.

TURMA DA NOITE

No encontro, que ocorreu na noite de terça feira (17/4), a coordenadora da Equipe Enade, Mariceia Benetti, apresentou a equipe que prestará suporte aos universitários que farão o exame. Esse “time” é formado pelos professores Camila Moraes, Geferson Barths, Leandro Olegário, Roberto Belmonte e Rodrigo Rodembusch.

Mariceia também informou que no primeiro simulado para o Enade, realizado em 2017, os alunos de Comunicação da UniRitter atingiram um bom desempenho e ficaram na segunda colocação da média nacional da Rede Laureate. Ainda conforme a professora, o resultado positivo aumenta a expectativa de um desempenho satisfatório no exame de 2018. Para isso, um novo simulado será realizado no mês de maio. “Essa é a nota que a instituição carrega e vocês carregam junto. É ela que também vai balizar inclusive, bolsas para os futuros estudantes de Jornalismo e Publicidade”, pontuou a coordenadora do grupo de trabalho do Enade.

Em sua explanação, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Geferson Barths, apresentou o “Supere-se”, uma plataforma online de atividades que visam preparar o estudante para as questões do Enade. Os alunos que realizarem os cursos online ganharão horas complementares, além de um ponto em alguma disciplina teórica, a ser escolhida pelo estudante, no grau B.

Além de ser um quesito para a avaliação da instituição, a nota do Enade também é instrumento de análise curricular no mercado de trabalho, conforme explicou o professor de Jornalismo e doutor em Comunicação Rodrigo Rodembusch. “Além de ver currículo, experiências e portfólio, eles acessam a nota do Enade. E, hoje em dia, qualquer coisa é um diferencial em processo de seleção profissional, inclusive a nota do Enade”, destacou Rodembusch.

TURMA DA MANHÃ

No encerramento da maratona de reuniões sobre o Enade, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 19/04, o encontro com os alunos do turno da manhã do campus Zona Sul. Liderada pela professora Mariceia Benetti, a Equipe Enade, formada para auxiliar os estudantes no processo de preparação para o exame, foi apresentada durante a reunião. O “time” de professores da FACS esteve representado pelo coordenador de Jornalismo e Produção Audiovisual, Leandro Olegário; pelo coordenador de Ensino de Jornalismo, Matheus Felipe; e pelos professores Camila Morales e Rodrigo Rodembusch.

Durante o encontro, os professores ressaltaram que o Enade é o maior processo avaliativo das instituições de ensino superior brasileiras e afirmaram que toda universidade que quer ser reconhecida precisa ter uma boa qualificação no exame. A equipe destacou a importância da prova tanto para o desenvolvimento pessoal de cada aluno quanto para o curso, já que quanto maior a avaliação da instituição mais incentivos são concedidos pelo governo.