Encontro Jornalismo e Modelos de Negócio discute alternativas para o mercado de trabalho

Evento foi promovido em parceria com a disciplina de Gestão de Eventos do curso de Relações Públicas

Jornalistas convidados falam sobre o mercado de trabalho (Foto: Eduarda Oriques/Agência INQ)

Após conversas entre o coordenador de Jornalismo, professor Leandro Olegário, e a professora do curso de Relações Públicas, Tânia Almeida, surgiu a ideia de pensar espaços focados na empregabilidade de acadêmicos e de jornalistas recém-formados. Com esse objetivo foi realizada primeira edição do Encontro de Jornalismo e Modelos de Negócio, na manhã de sábado (10/11), no campus Iguatemi. Foram convidados, além dos alunos e egressos, dois jornalistas do mercado de trabalho: Luciane Kohlmann, repórter e apresentadora do SBT-RS, e Leonardo Pujol, sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo.

Antes das palestras, foi feita uma homenagem aos alunos que venceram o Expocom Nacional 2018: Débora Mendes e Julius Breyer, de Relações Públicas (vencedores na categoria Projeto de Assessoria de Comunicação Empresarial); e Matheus Closs, do Jornalismo (premiado na categoria Jornal-laboratório impresso, com o jornal Unipautas) que falaram brevemente sobre a experiência de vencer a premiação. Além deles, a FACS venceu nas categorias Revista Customizada, com Pâmela Bassualdo e a revista Forasteiros, e Filme de não ficção, com o documentário Do Outro Lado do Balcão produzido por Luísa Meimes e Jennyfer Siqueira.

Alunos e egressos de Jornalismo participaram do evento no campus Iguatemi (Foto: Eduarda Oriques/Agência INQ)

Após a homenagem, Leonardo Pujol, jornalista formado pela Uniritter, começou a palestra sobre modelos inovadores de negócios falando sobre a história da República – Agência de Conteúdo, da qual hoje é sócio-diretor. Pujol, que atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial, colabora com as revistas Superinteressante, Piauí e HSM Management. Trouxe para o público as suas experiências, as dificuldades no meio dos negócios e no mercado de trabalho. “Acho muito importante, sim, ser proativo, correr atrás, faz muita diferença”, disse.

A segunda palestra da manhã foi com a jornalista Luciane Kohlmann, formada pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) com especialização em jornalismo político e atualmente repórter e apresentadora do SBT-RS. Luciane abordou a importância da experiência no mercado e relatou os desafios que encontrou pelo caminho. Além disso, ressaltou que ser inquieto e ir atrás faz diferença. “Na época não tinha internet, então eu fui no CIEE. Já estava no 3° semestre e achava que quanto mais esperasse para entrar no mercado de trabalho mais difícil seria eu conseguir realmente um emprego no que eu sonhava, que era TV’’, afirmou Luciane. A jornalista ainda relatou que seu primeiro estágio foi na assessoria de imprensa da prefeitura de Alvorada.

Leonardo Pujol, egresso do Jornalismo da UniRitter, fala sobre sua trajetória na profissão (Foto: Eduarda Oriques/Agência INQ)

Depois da fala dos convidados, os estudantes e egressos puderam fazer perguntas aos jornalistas, que responderam questões sobre, por exemplo, a dificuldade de conseguir o primeiro emprego. No final do evento foi realizada uma oficina de texto para TV com Luciane.

Para Aline Costa, aluna do terceiro semestre de Jornalismo, o encontro trouxe muito aprendizado para os futuros jornalistas. “Me inspirou muito a história da Luciane. Sabendo da realidade de grandes jornalistas, de como foi no começo, não vou desistir e vou correr mais atrás ainda deste sonho”, disse. Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Leandro Olegário, o evento atingiu o objetivo. “A gente renova os votos para segunda edição no ano que vem”, destacou.

Luciane Kohlmann e Leonardo Pujol foram os convidados do evento (Foto: Eduarda Oriques/Agência INQ)