Emoção marca noite de troféus do II Prêmio Inquieto de Jornalismo

Cerimônia premiou os melhores trabalhos produzidos nos campi Zona Sul e Fapa

A noite de quinta-feira (7/12) foi de reconhecimento aos melhores trabalhos produzidos no curso de Jornalismo entre outubro de 2016 e outubro de 2017. Entregue no auditório 4 do campus Fapa, o II Prêmio Inquieto reconheceu os primeiros, segundos e terceiros colocados em dez categorias. Ao todo, 130 trabalhos de alunos dos campi Zona Sul e Fapa foram inscritos na premiação.

Entre os presentes no evento estavam o diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Marc Deitos, e a pró-reitora acadêmica da UniRitter, Bárbara Costa, que subiu ao palco no início da cerimônia para agradecer a participação das famílias e dos alunos. “Para nós, é muito importante receber vocês aqui. Mas temos que agradecer em especial aos estudantes, que são quem faz a universidade acontecer”, disse.

A cerimônia teve como mestre de cerimônias o jornalista André Haar, apresentador da TV Record, que também compôs o júri de 28 profissionais de veículos, agências de comunicação e entidades representativas da categoria.

A cena mais emocionante da noite foi a entrega do primeiro lugar à aluna Andreza Ferraz na categoria Jornalismo Impresso. Ao ser chamada ao palco, ela foi acompanhada pela mãe, Conceição Ferraz, e pela tia, Liange Ferraz das Neves (confira o vídeo abaixo, gravado pelos familiares de Andreza). “Na formatura do ensino médio elas já tinham feito algo parecido, mas não esperava que subiriam ao palco”, disse Andreza. “Fiquei feliz que o pessoal gostou e algumas pessoas vieram falar que se emocionaram com essa demonstração de afeto pública. São momentos simples que fazem a vida valer a pena”, resumiu a aluna do 4° semestre.

Para a mãe de Andreza, a atitude espontânea resume a principal característica da família: a alegria. “Ver minha filha receber aquele prêmio foi um momento de muita alegria, felicidade e orgulho. Ninguém entendeu nada, mas isso é família Ferraz”, explicou. Já a tia Ziza, como é conhecida, se emocionou ao falar sobre a sobrinha. “Pra ela estar na Ritter hoje foi muito difícil, só a gente sabe o que passou. Por isso a emoção foi demais, demais”, contou a tia que mora em Balneário Camboriú e veio a Porto Alegre para participar do evento.

Entre os vencedores, o sentimento era de missão cumprida. Lúcia Haggstrom, premiada nas categorias Jornalismo Impresso e Reportagem Especial, diz não ter feito as matérias pensando no prêmio. “Foi o resultado, uma consequência do trabalho”, disse. Daiana Camillo, uma das vencedoras da categoria Fotojornalismo, também comemorou a conquista. “É muito importante ter esse reconhecimento. É uma iniciativa muito boa da faculdade estimular os alunos desta forma”, afirmou.

O evento contou com duas atrações musicais – o aluno do curso de Produção Audiovisual, Ariel Aires, e a Banda Maria – e com a apresentação do campeão do Slam RS, Luka Pumes, que fez uma poesia na modalidade Spoken Word em homenagem aos alunos do curso de Jornalismo (confira o vídeo abaixo gravado por Andreza Ferraz).

Cristian Dieckov, técnico do LabCom, e Elias Costa, apresentador do Prêmio Inquieto na Rádio UniRitter (Pâmela Bassualdo/Agência INQ)

A segunda edição do Prêmio de Inquieto de Jornalismo também marcou um momento histórico para o curso. Com o apoio técnico do Laboratório de Comunicação (LABCOM), foi feita a primeira transmissão ao vivo de um evento da FACS pela Rádio UniRitter. Elias Silveira e Paula Fernandes, do Núcleo de Jornalismo da Agência INQ, ancoraram a transmissão.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Leandro Olegário, a segunda edição do Prêmio Inquieto superou as expectativas. “Tivemos um aumento de quase 40% no número de inscrições e conseguimos mobilizar uma gama enorme de alunos. Com isso, o prêmio alcança um novo patamar. A gente sai realizado. O melhor é ver todo mundo reunido com seus familiares, seus amigos celebrando essa noite”, comemorou.

Confira, abaixo, a lista de vencedores do II Prêmio Inquieto de Jornalismo e uma galeria de fotos do evento.

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

1 – Projeto de Jornalismo Comunitário Vila Conquista | Luana de Oliveira

Luana com o jurado Marcelo Campos (Maíra Bernardo/Agência INQ)

2 – Cobertura Parada LGBT | Leonardo Ferreira da Silva