Em Cena UniRitter passa pelos campi Fapa, Iguatemi, Zona Sul e Canoas

Evento recebeu alunos do Ensino Médio para conhecer os cursos de graduação; atração deste ano foi a peça de teatro “O que escolher?”

TEXTO | Rafael Costa
FOTOS | Sofia Pedroso, Natália Tudela, Tiago Coutinho e Rafael Costa

Depois de passar pelos campi Fapa (04/09), Iguatemi (05/09) e Zona Sul (11/09), o Em Cena UniRitter teve a sua quarta edição, na quinta-feira (13/09), em Canoas. Com o objetivo de reunir cultura e conhecimento em um dia de visita de alunos do Ensino Médio aos campi da UniRitter, o evento teve como principal atração o espetáculo teatral “O que escolher?”. Baseada em clássicos da literatura –  Hamlet (William Shakespeare); Morangos Mofados (Caio Fernando Abreu); Gota d’Água (Chico Buarque e Paulo Pontes) e A Hora da Estrela (Clarice Lispector) – a peça mostra um pequeno grupo de teatro indeciso sobre o que apresentar para o público.

Produzido pela B+B Projetos Culturais, com direção e dramaturgia assinada por Juliana Brondani e colaboração cênica de Ágata Baú, o espetáculo teatral foi criado a partir de textos de leitura obrigatória para quem quer ingressar no universo acadêmico em 2019. A peça retratou não apenas as obras, mas a vida dos autores e o contexto histórico da época em que foram produzidas. A trilha sonora do disco Elis & Tom, de 1974, faz a costura das cenas, destacando o teor literário das músicas, todas poemas de Vinícius de Moraes.

A diretora do espetáculo, Juliana Brondani, falou sobre a experiência de apresentar a peça para um público jovem dentro de um cenário acadêmico. “Intensa, desafiadora e prazerosa. É muito bom extrapolar o local de encenação, saindo de um teatro convencional, e entrar dentro da universidade e dos espaços diferentes dentro dela”, destacou. “Conseguimos fazer com que a arte chegasse em lugares que talvez ela não chegaria, e chegasse a pessoas que talvez não tivessem acesso a ela”, completou a diretora.

Bruno Cardoso, 25 anos, que interpreta o personagem Nuno, também avaliou como positiva a apresentação dentro da UniRitter. “Foi uma ótima sacada aproximar essas pessoas que pouco contato tem com o teatro, sabendo do potencial que o mesmo tem para aproximar as pessoas. Construir o ambiente e conhecer todos os campi foi bem legal”, disse. O ator Juliano Passini, 28 anos, que interpreta Henrique, afirmou que a experiência foi “incrível”. “A peça pega leituras obrigatórias que assustam quando os adolescentes vão fazer o vestibular. Mas, através do teatro, a gente tenta despertar o interesse deles nessas obras pra quem sabe ler o livro ou buscar outras formas”, explicou.

Campus Experience

Além da peça de teatro, os alunos do Ensino Médio que visitaram a UniRitter também participaram do Campus Experience, que promoveu oficinas pocket e campi tour. Os estudantes conheceram a infraestrutura da instituição e conversaram com coordenadores e professores para tirar dúvidas sobre os cursos de graduação.