Egressos avaliam propostas dos alunos de Produção de Revista

Leonardo Pujol e Fernanda La Cruz participaram de bancas no campus Zona Sul

Graduados na UniRitter em 2016-2 e 2017-2, os jornalistas Leonardo Pujol e Fernanda La Cruz participaram, no dia 22/03, das bancas dos projetos da disciplina de Produção de Revista, ministrada pela professora Mariana Oselame no campus Zona Sul. Pujol avaliou as propostas criadas pela turma da manhã e Fernanda foi a avaliadora dos projetos da turma da noite.

A dinâmica teve como objetivo escolher a melhor ideia de revista para ser produzida por ambas as turmas no primeiro semestre de 2018. Antes de analisar cada proposta, os jornalistas falaram brevemente sobre suas trajetórias na faculdade e no mercado de trabalho, destacando a necessidade de buscar sempre o aprimoramento e a importância de ser pró-ativo.

Pujol contou que desenvolveu um método próprio para a melhoria do texto jornalístico. Ele reserva um tempo toda a semana para ler um livro, uma revista, uma matéria – e sempre lê com uma caneta ou lápis na mão, para ir assinalando trechos interessantes. “A cada 20 ou 30 páginas eu reviso o que marquei e coloco num arquivo no meu computador”, explicou aos alunos. Nesse arquivo estão palavras, construções de frase, ideias e estilos de escrita que ele acessa toda vez que vai escrever uma nova matéria. “Meu texto melhorou muito”, avalia o jornalista.

Fernanda também deu dicas importantes para os futuros profissionais – uma delas foi sobre a importância de ser pró-ativo. Ela contou aos alunos sobre um episódio em que sugeriu uma pauta para uma revista de São Paulo e a matéria inicialmente foi aceita. No entanto, após Fernanda dedicar vários dias à apuração, redação e finalização do texto, ela foi informada de que a matéria não seria publicada. “Isso acontece, a gente precisa entender e lidar com a frustração”, destacou a jornalista.

Fernanda e Pujol trabalham na Agência República. Pujol, que começou na empresa como estagiário, hoje é sócio da agência. Fernanda foi chamada para a vaga de repórter após se destacar em premiações de jornalismo universitário com a matéria Meninas da Fase.