É hora da formatura. E agora?

Confira um passo a passo para não passar sufoco preparando a formatura

A cerimônia de formatura é uma data muito aguardada pelos alunos, pois marca o fim de um ciclo de muita aprendizagem e o início da vida profissional do estudante. Por estarem envolvidos com tantas atividades referentes ao curso, como provas, trabalhos e TCC, é comum que os formandos fiquem ”perdidos” e não saibam o que fazer quando o dia da cerimônia está próximo.

Se você está chegando nessa etapa final e está confuso também, pode ficar tranquilo! Nós preparamos um guia especial para te ajudar a encarar essa última fase da vida acadêmica sem estresse. Confira:

1 – Realize as atividades complementares com antecedência

As atividades complementares são obrigatórias para a graduação do aluno, portanto, antes de iniciar os preparativos para a formatura, certifique-se de que todas as horas foram preenchidas. A maioria dos estudantes costuma deixar para se preocupar com elas no último semestre, e isso se torna um motivo de estresse para os formandos. Para que não haja o risco de você não se graduar por conta das horas complementares, a dica é integralizar as horas até um ano antes da formatura! “As atividades complementares devem ser não devem ser encaradas como uma obrigação, mas como uma oportunidade de ampliar conhecimentos. Se pensarmos assim desde o início do curso, cumpriremos o componente curricular com naturalidade”, diz o coordenador da Publicidade e Propaganda, Geferson Barths.

2 – Hora de dar início aos preparativos

Tudo OK com as atividades complementares? Então é hora de começar os preparativos para a tão esperada formatura. São muitas decisões para tomar em um grande grupo de formandos, com diferentes ideias e opiniões. Por isso, é muito importante que a turma escolha uma equipe para ficar responsável por toda a organização até a cerimônia. Grazielle Correa, do Jornalismo, conta como a turma dela se organizou. “Depois de escolher a comissão, foi feito um grupo no Facebook com todos os formandos. As principais decisões são tomadas por lá, através de enquetes. Porque assim nós conseguimos ver a opinião de todos e entrar em um acordo. A escolha da produtora e dos professores homenageados, por exemplo, foi feita através de enquetes no grupo”, explica.

A homenagem é um momento muito importante na cerimônia, pois é uma forma de retribuir toda a dedicação dos profissionais que foram importantes ao longo da trajetória acadêmica. Portanto, depois de escolher quem serão os homenageados, os formandos devem pensar em uma forma bem criativa de fazer o convite. A turma de Grazielle, por exemplo, escolheu Mariceia Benetti e Rodrigo Rodembusch para homenagear, e Roberto Belmonte para ser paraninfo. Para realizar o convite, os formandos de Jornalismo fizeram a maior festa, com direito a invasão em sala de aula com apitos, plumas e muito barulho.

3 – Contagem dos dias: agora falta pouco!

É muito comum a realização de uma festa 100 dias para marcar o início da contagem regressiva para a formatura.
Caso os formandos não queiram a festa ou não se organizem com antecedência, podem fazer como a turma da Grazielle: “Em vez da festa dos 100 dias, fizemos um almoço com toda a turma, onde levaremos a produtora escolhida para fazer as fotos, gravar as homenagens… Enfim, tudo o que faríamos na festa, fizemos neste dia”.

Toda a ideia é válida. O importante é ter um momento de confraternização entre a turma que dê início à contagem regressiva para o dia tão esperado!

4 – Organize tudo com antecedência

Agora é a hora de cuidar dos últimos detalhes. São muitos aspectos aos quais um formando deve estar atento. É importante escolher o que irá vestir com antecedência, e decidir todos os convidados para a formatura, tanto da família quanto dos amigos. Para isso, é recomendado que faça uma lista com essas pessoas pelo menos três meses antes do grande dia.

Cuidar de você mesmo para ter um dia perfeito é tão importante quanto todo o planejamento da cerimônia, formando! Por isso, planeje com antecedência cada detalhe para que você possa curtir com tranquilidade a sua formatura.