Curtas de alunos da FACS são apresentados no Festival de Gramado

Filmes foram exibidos durante uma sessão especial na Câmara de Vereadores

Os estudantes de Produção Audiovisual da UniRitter participaram da Mostra de filmes Universitários em Gramado, evento que integra a programação do 46° Festival de Cinema. Entre os diversos materiais exibidos na tarde de segunda-feira (20), na sala Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores, estavam os dois curta-metragens produzidos pelos alunos da FACS. A mostra foi organizada pelo coletivo Sigma Cinema, que tem por objetivo promover o universo cinematográfico.

Alunos de Produção Audiovisual da UniRitter na Mostra de Filmes Universitários em Gramado (Foto: Divulgação)

O primeiro curta-metragem exibido no evento foi o “Dissimula”, que aborda sentimentos, sensações e transtornos. “É emocionante demais, depois de todo o esforço, ver teu curta-metragem em uma tela de cinema em Gramado. Volto de lá ainda em êxtase”, comentou o roteirista e diretor do curta, Daniel Castro. O universitário contou que a ideia do roteiro já existia há algum tempo e foi baseada em algumas de suas experiências pessoais. De acordo com ele, além de ter sido uma construção muito prazerosa com o grupo, os professores também incentivaram o projeto. O curta foi roteirizado e dirigido pelo inquieto Daniel Castro juntamente com seus colegas Wender Guilherme (produção geral), Ricardo Freire (direção de fotografia), Amanda Feliú (direção de arte), Luciano Copaverde (co-direção de arte), Roberto Castro (eletricista responsável) e Willian Andrius (elenco).

O segundo curta-metragem reproduzido na mostra foi “Feijão”. Inspirada nas comédias assistidas durante as aulas, a foto história retrata a vida de um casal que sofre alterações após o abuso de remédios. “Foi gratificante ver um trabalho meu sendo exibido e as pessoas batendo palmas. Eu saí de lá muito inspirado para os próximos trabalhos”, disse Nicholas Mazzei, que participou do elenco do curta. Os alunos utilizaram o quadro da sala de aula para expor as sugestões até atingir a ideia final. Além de Nicholas, também fizeram parte do curta: Júlia Machado (elenco), Matheus Sereniski (direção) e Sofia Pedroso (fotografia).

Os professores Emiliano Cunha, de Fotografia, e Felipe Diniz, de Introdução ao Audiovisual, foram os responsáveis pelas orientações durante todo o processo de produção dos curtas-metragens. Emiliano afirmou que o ambiente acadêmico é fundamental para a aprendizagem de conceitos técnicos e estéticos do universo audiovisual. Deste modo, os alunos podem criar seu próprio caminho. “Dois trabalhos conquistaram o seu espaço lá (em Gramado), possibilitando aos estudantes conhecerem o mercado e o mercado os conhecerem”, disse o professor, que também salientou o constante estímulo para que as obras produzidas em sala de aula sejam inscritas em mostras e festivais de cinemas.