Curso de Pedagogia prepara aula inaugural para celebração de seus 25 anos

Evento contará com atividade cultural e palestra para alunos e egressos no auditório Master do campus Zona Sul

Na próxima terça-feira (19/09), o Curso de Pedagogia da UniRitter fará um evento comemorativo para celebrar seus 25 anos dedicados à formação de educadores. A aula inaugural, mediada pela Prof. Dra. Denise Ceroni trará o grupo “Revivendo a Vida” para atividade cultural, e o palestrante Cláudio Luciano Dusik, mestre, psicólogo e neuropsicopedagogo para falar sobre o tema “A Inclusão Possível e o Sentido da Aprendizagem”.

Cláudio, 40 anos, foi o primeiro aluno com atrofia muscular espinhal (doença genética que causa degeneração dos neurônios motores) a concluir o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Em sua Dissertação ele apresentou um método criado por ele para digitar textos e superar as limitações da doença congênita. O Mousekey foi a solução que ele encontrou para digitar com agilidade usando um mínimo de força e movimentos.
Com essa ferramenta, Cláudio começou a digitar os próprios trabalhos acadêmicos e, em seguida, a fazer trabalhos de digitação para colegas e amigos, ganhando assim uma fonte de renda e auxiliando pessoas com a mesma dificuldade.

Com a abertura programada para às 19h15, o evento começará com uma atividade proposta pelo grupo Revivendo a vida, que integra o programa Tecendo Redes para uma Nova 3ª Idade. O grupo, composto por pessoas que têm entre 40 a 90 anos, é coordenado pela pedagoga e mediadora da aula inaugural, professora Denise Ceroni, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UniRitter.