Como sobreviver ao TCC?

Reportagem da FACS dá dicas de como entregar um bom trabalho de conclusão de curso

A fase do TCC – o temido trabalho de conclusão de curso – é um dos momentos mais importantes para quem está na graduação. Ele costuma ser feito no último semestre do curso, às vésperas da formatura. Por ser um trabalho monográfico que tem como objetivo a iniciação e o envolvimento em uma pesquisa científica, ele é antecedido por meses difíceis, de leituras e mais leituras, afastamento da vida social e noites em claro na frente do computador. Esses são apenas alguns dos “sintomas” que predominam na vida de quem está “tccendo”.

No dia 19/06, os possíveis formandos de 2017/1 da FACS entregaram os seus trabalhos. No caso do curso de Jornalismo, 19 alunos escreveram o TCC, mas apenas 14 foram indicados às bancas. Um desses alunos foi Mariana Catalane, de 21 anos. “É um processo bem trabalhoso, mas o negócio é ficar bem próximo do orientador e se aproximar muito da tua turma também. Ajuda muito”, sugere. Leandro Osório, 37 anos, também formando do curso de Jornalismo, diz que o TCC é uma fase da vida que demanda tempo, foco e organização pessoal. “É um esforço que tu faz extraindo de ti o conteúdo que tu aprendeu durante os quatro anos e colocando o foco em cima do teu tema”, conta o estudante.

Barbara Severo, de 24 anos, se formou no curso de Publicidade e Propaganda no primeiro semestre de 2016. Ela conta que escolher um tema de que se gosta e com o qual a pessoa se identifica foi muito importante no processo. “Acho que pro teu TCC ter sucesso, tem que ter paixão pelo assunto”, diz a publicitária. “Se tu achar o negócio meio sem graça ou sem sentido, tu não vai ter motivação nenhuma”, completa.

Para o coordenador setorial de Ensino do curso de Jornalismo, Matheus Felipe, o importante é saber administrar o psicológico. Assim o aluno consegue administrar o tempo e entregar cada etapa do trabalho nos prazos certos. Afinal, o TCC é um momento marcante. “A gente sempre espera muito porque é neste trabalho que a gente reflete o que está sendo feito no mercado”, afirma.

É hora do TCC? Relaxa. A gente separou sete dicas que podem te ajudar nessa fase.
1. Faça o TCC sobre algo que você goste de verdade.
2. Organização pessoal é TUDO.
3. Tente não deixar o estresse por conta do trabalho afetar sua relação com a família e amigos.
4. Esqueça redes sociais.
5. Fazer um projeto completo e focar no referencial teórico adianta boa parte do trabalho.
6. Curse poucas disciplinas no semestre em que for fazer o TCC.
7. Faça o máximo de anotações possível sobre o seu tema de pesquisa.