Colóquio Binacional Brasil/Argentina é realizado durante o Intercom

Encontro ocorre durante o Intercom Sul e debate a realidade da comunicação no Brasil e Argentina

Fotos | Laura Maria

Uma das atrações do primeiro dia de Intercom foi a abertura do Colóquio Binacional Brasil/Argentina de Ciências da Comunicação. O evento, em sua sétima edição, promoveu debates e troca de experiência entre pesquisadores dos dois países sul-americanos na manhã desta quinta-feira, 20. O Colóquio trouxe à luz discussões relacionadas não somente ao jornalismo, mas à comunicação como um todo. Ele acontece a cada dois anos, intercalando seu local de realização entre Brasil e Argentina.

“A ideia é não ser somente uma apresentação ou palestra, mas sim uma conversa, um espaço aberto para discussão de pesquisas e da realidade da comunicação em cada país”, explicou a professora Maria José Baldessar, coordenadora do Colóquio. Ela apresentou, na tarde desta quinta-feira, um trabalho sobre a atuação dos algoritmos nas notícias e na disseminação de fake news.

Dentre os assuntos a serem debatidos, a relação da mídia com a ideologia política neoliberal, estudos sobre emissoras de TV e rádio da Argentina, teorias da comunicação, e outros, estarão em pauta. O Colóquio acontece nos dias 20 e 21, no auditório do prédio D, nos turnos da manhã e tarde.