Claudia Laitano fala sobre os desafios do jornalismo cultural

Jornalista foi a atração do projeto ZH na Faculdade realizado no campus Fapa

Na noite de 22 de maio, os estudantes da UniRitter foram contemplados com mais uma palestra do projeto ZH na Faculdade. A iniciativa do Grupo RBS, que acontece uma vez por semestre nas principais instituições de ensino superior do Estado, levou a jornalista Cláudia Laitano ao campus Fapa.

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992, Cláudia trabalha no jornal Zero Hora desde 1987, onde é editora-executiva da área de Cultura desde 2000. Sua vida no jornalismo começou cedo. Mesmo sem estar cursando a graduação na área, Cláudia, que já era estudante de psicologia na UFRGS, ingressou como estagiária na redação da ZH. E foi assim que seu amor pelo jornalismo e a decisão de mudar de curso foram efetivados.

O ZH na Faculdade começou com Claudia falando um pouco sobre o novo produto produzido pela Zero Hora: o “Gaúcha ZH”, que é a unificação dos portais ZH e Gaúcha. A união ocorreu em setembro de 2017.

A jornalista lembrou do concurso “Primeira Pauta”, projeto que seleciona cinco estudantes de jornalismo do Estado para participar por uma semana da rotina na redação. Apresentou o cronograma e o tema da edição 2018/1 e salientou que o projeto é uma grande oportunidade para os acadêmicos que planejam ingressar na empresa gaúcha.

Os alunos e professores ainda tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Perguntas sobre o livro “Agora Eu Era”, que recebeu os prêmios AGE e Açorianos de melhor livro de crônicas de 2008, também foram levantadas pelo público.