Aula inaugural da Comunicação e do Design celebra inovação e empreendedorismo

Evento realizado nos campi Zona Sul e Fapa marcou abertura do primeiro semestre letivo de 2018

No dia 20 de março dezenas de universitários se encaminhavam para o Auditório Master do Prédio A no campus Zona Sul do Centro Universitário Ritter dos Reis, local onde ocorreu a Aula Inaugural dos cursos de Comunicação e Design . O coordenador de Jornalismo e Produção Audiovisual da UniRitter, Leandro Olegário, conduziu a palestra que recebeu empresários de startups e teve como tema “Cases de sucesso em contexto de mudança”. Os convidados foram o designer na Apple Developer Academy e designer de produto no aplicativo Planejei, Bruno Sartori Quadros; a publisher e empresária do Coletiva.net, Márcia Christofoli; e a fundadora e ilustradora do aplicativo Prêt-à-Template, Roberta Weiand

No início do evento, os vencedores do EDP University Challenge 2017 e egressos do curso de Publicidade e Propaganda, Brenda Fernandes, Peter Vicente e Jonas Soares, falaram sobre a experiência proporcionada pelo prêmio. Logo em seguida, a professora e coordenadora do Mosaico, o Hub de Inovação da UniRitter, Daniela Horta, subiu ao palco para falar sobre o hub, que está com edital aberto até o dia 31 de março e acolhe projetos e processos inovadores. O espaço no campus FAPA disponibiliza oficinas, mentorias e oferece cinco vagas para alunos e ex-alunos da instituição.

Diversas pautas foram abordadas na noite, entre elas, inovação, criatividade, engajamento e trabalho em equipe. Os coordenadores da Publicidade e Propaganda e do Design, Geferson Barths e Débora Quaresma, deram boas-vindas aos universitários. Uma novidade, de acordo com Débora, que neste ano assumiu a gerência da Escola de Comunicação e Design, é a integração do Design no evento destinado aos cursos da FACS. “A gente começou o ano de 2018 com o pé direito”, disse a professora ao falar sobre o compromisso com a educação e a comunicação.

Os três palestrantes tiveram quinze minutos para apresentar os empreendimentos inovadores dos quais fazem parte. A primeira foi Roberta Weiand, formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul e com mestrado no Istituto Europeo di Design da Itália, que mostrou um aplicativo criado por ela. Roberta contou que o Prê-a-Template surgiu da dificuldade em desenhar certos tipos de traço no quadro durante as aulas de moda e, aos poucos, foi agregando outras funções que facilitam a criação de roupas e moldes. A empresária natural de Lajeado esteve na loja da Apple localizada no bairro Soho, em Nova York, para mostrar o aplicativo, que ficou entre os The Best of 2017, ranking da Apple que elege os melhores aplicativos do ano.

Em seguida, Bruno Sartori Quadros, formado em Design Gráfico pela UniRitter, falou do Planejei, aplicativo que utiliza inteligência artificial para auxiliar aqueles que buscam equilíbrio financeiro. Durante três meses, Quadros e sua equipe ficaram no Vale do Silício, região da Califórnia conhecida pelo grande número de empresas de alta tecnologia, para efetuar melhorias em produtos high-tech. O designer explicou o conceito de uma startup e disse que identificar um problema é o primeiro passo no processo de criação.

Depois de Quadros foi a vez da jornalista formada pelo Centro Universitário Metodista – IPA, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela UniRitter e publisher no Coletiva.net, Márcia Christofoli. Em 2016 o portal de notícias passou por reformulações e Christofoli passou a ser sócia do site. A jornalista narrou os desafios de se tornar empresária e contou que uma das prioridades da nova gestão do Coletiva.net é manter a credibilidade do conteúdo e a criação e veiculação de novos produtos de comunicação, como revistas e aplicativos. Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas, Christofoli deixou um conselho para os inquietos da UniRitter: “Ame o que você faz.”

Assim que foi encerrada a apresentação dos convidados e de seus projetos, foi aberta uma rodada de perguntas da plateia. O aprendizado proporcionado pelos erros, a importância do contato com o público consumidor, a experiência de ser gestor e o futuro dos aplicativos de celulares foram assuntos levantados pelos universitários. A aula inaugural apresentou inovações, possíveis empecilhos do empreendedorismo e trouxe experiências distintas para os alunos da FACS e do Design. As falas dos palestrantes e das coordenações da UniRitter mostraram que obstáculos também são sementes para novas ideias que, com empenho e trabalho em grupo, podem se transformar em meios para superar as provações impostas pelo mundo moderno.

Na quinta-feira, dia 22/03, o evento foi realizado no auditório 6 do campus Fapa. Os convidados foram o jornalista Ricardo Lacerda, sócio da República – Agência de Conteúdo; o publicitário Cláudio Eduardo de Oliveira, sócio da Ponto e da Agência Vírgula; e Daiana Ruschel, pesquisadora em design de superfície.