Aula aberta propõe criação de peças voltadas à geração de energia

Alunos do Design de Moda tiveram a oportunidade de realizar experimentos e criarem suas próprias “baterias”

TEXTO E FOTOS | Andreia Rodriguez

Em mais um dia do ciclo de atividades do Fashion Revolution, alunos do curso de Design de Moda da UniRitter acompanharam, na quarta-feira (24/04), a aula aberta “Microgeração de energia e sustentabilidade”. O encontro aconteceu no Campus Fapa.

A palestra foi ministrada pelas pesquisadoras do projeto “Materiais e Processos de Fabricação”, Regiane Dalarosa, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Carolina Fernandes, engenheira química. Com o objetivo de incentivar a produção sustentável de produtos e a utilização de energias recarregáveis na criação de vestuários, o encontro promoveu debates entre os estudantes.

Um dos pontos levantados pelas palestrantes foi a projeção da taxa de crescimento populacional e o aumento do consumo de energia, bem como a urgente necessidade de buscar fontes renováveis para as futuras gerações. Outros assuntos como a importância de estocar energia e o descarte correto de pilhas e baterias também foram discutidos. “A gente precisa se importar com isso tanto para os lugares próximos quanto para os lugares distantes de nós. Logo os problemas podem chegar aqui também”, afirmou Carolina, referenciando o descaso humano quanto ao descarte de resíduos tóxicos na natureza.

O evento contou com a participação de cerca de 30 alunos da disciplina de “Materiais, processos e acabamentos”, ministrada pela professora Fernanda Rech. Ao final do encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de produzir experimentos e criarem suas próprias “baterias”. Para Regiane, que orientou os discentes nos trabalhos, “é importante utilizar o design não só para solucionar problemas estéticos, mas para problemas reais que não são tratados”.