Antropóloga ministra palestra aos alunos do projeto Geração Dux

Alba Zaluar falou sobre drogas e violência no Brasil

Na manhã da última quinta-feira (19/10), no campus FAPA, os alunos do Projeto Geração Dux receberam a antropóloga e socióloga Alba Zaluar, reconhecida nacionalmente pelo trabalho nas áreas da antropologia urbana e da antropologia da violência. Ela ministrou a palestra “Como a guerra às drogas virou guerra pelas drogas: a tragédia da violência no Brasil”. Ao longo da aula, Alba abordou o consumo de drogas lícitas e ilícitas e também falou sobre outras substâncias das quais as pessoas podem se tornar dependentes.

Alba iniciou a exposição falando sobre as drogas lícitas e aproveitou esse tópico para destacar vícios que as pessoas não percebem pelo simples fato de as substâncias não serem consideradas drogas. Um dos exemplos citados foi o café. Segundo ela, muitas pessoas são dependentes dessa bebida. “Se uma pessoa é acostumada a tomar café todos os dias e, por algum motivo fica um dia sem, e se nesse dia ela sente dores de cabeça e mal-estar, esse é um sinal de abstinência”, disse. Alba afirma também que as pessoas devem parar de pensar que só é droga aquilo que é proibido.

Após concluir a fala sobre as drogas lícitas ela falou sobre as ilícitas e os efeitos causados por elas, tanto nos usuários quanto na economia do Estado. Ao abordar a questão da ilegalidade dessas substâncias Alba destacou a legalização da maconha, que é um assunto bastante polêmico. Ao final da palestra, o tema gerou um intenso debate. Os alunos, além de terem todas as suas dúvidas esclarecidas, puderam expor seus pontos de vista, não apenas em relação às drogas, mas também em relação às políticas de combate a elas.

O projeto Geração Dux é uma parceria entre a Uniritter e a Fundação Gerações com o apoio de Instituto Jama, CIEE, Grupo Gerdau, Vonpar e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. O objetivo é criar líderes que desenvolvam um olhar para causas mais coletivas. A palestra de Alba Zaluar fez parte da programação de encontros e atividades de formação do projeto.