Alunos de Jogos Digitais são premiados no Game Jam

Cerimônia contou com a presença de cofundador de empresa de jogos e aconteceu no campus Zona Sul 

 

 

 

A 8º edição do Game Jam UniRitter, competição realizada por alunos e professores do curso de Jogos Digitais, premiou os melhores jogos desenvolvidos durante o evento, que foram avaliados por profissionais do mercado no campus Zona Sul.  A premiação também contou com a presença do game designer sênior – profissional responsável por criar a ideia, interações, enredo e regras de um jogo – da empresa Aquiris Game Studio, de Porto Alegre, Felipe Dal Molin, que ministrou a palestra “Como se preparar para o mercado de desenvolvimento de jogos?”. A competição ocorreu entre 30/11 e 02/12 no campus Iguatemi e o anúncio dos vencedores aconteceu na terça-feira (04/12), no auditório do prédio D, no campus Zona Sul.

Neste segundo semestre de 2018, 72 participantes, divididos em 15 equipes, competiram no evento que busca incentivar o desenvolvimento de jogos e o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Além de certificados, os vencedores ganharam ingressos para a The Developers Conference, encontro que reúne diversos especialistas dos variados segmentos da Tecnologia da Informação (TI) – o primeiro lugar também ganhou descontos para os cursos da Elemental, Escola de Arte e Tecnologia, localizada em Porto Alegre.

 O evento foi organizado pelo curso de Relações Públicas da UniRitter e iniciou com a solenidade conduzida pelo mestre de cerimônias, Gabriel Donizetti, aluno do curso de RP, que chamou ao palco o professor e coordenador adjunto da  Faculdade de Informática da UniRitter, Felipe Frosi. O professor falou da satisfação com o resultado da competição e afirmou que busca trazer para os outros cursos de Informática mais eventos similares ao Game Jam UniRitter, que acontece todo semestre.

O principal convidado da noite foi o game designer Felipe Dal Molin, graduado em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2012, Felipe fundou, junto com outros sócios, sua própria empresa de jogos, a Luderia Jogos Digitais, onde trabalhou como Lead Game Designer, profissional responsável pelo visual geral do jogo.

Em 2014,  passou a fazer parte do time de desenvolvedores de jogos da empresa Aquiris Game Studio como game designer sênior. No palco, o palestrante apresentou o seu mais novo trabalho, o jogo Horizon Chase Turbo, lançado para Nintendo Switch. Em seguida, Felipe apontou sete aspectos em que os estudantes precisam focar para estarem aptos para o mercado de desenvolvimento de jogos e falou do papel do meio acadêmico.

“A faculdade é uma ponte, um trampolim. Mas é preciso ir em busca da prática”, disse Felipe, instigando os inquietos a buscarem conhecimento nos mais diferentes segmentos da área de desenvolvimento de jogos. Para o game designer, a indústria brasileira precisa de pessoas multitarefas e que tenham conteúdo para mostrar. Baseado no profissional T – modelo corporativo que valoriza profissionais capazes de atender às demandas da empresa de maneira criativa -, o game designer comentou: “Precisa ter essa ideia de conhecer tudo, mas se especializar em um.”

Por último, Felipe explicou a importância de os alunos, como profissionais, estarem abertos para todos os ramos do mercado, pois, de acordo com ele, na área de desenvolvimento de jogos é preciso construir pontes entre os profissionais. O game designer também aconselhou os futuros desenvolvedores a apreciar as experiências. “Tenha paciência. Segure as opiniões fortes. Saboreie o momento”, conclui Felipe.

Após uma rodada de perguntas e respostas, os ganhadores da competição foram anunciados pelo mestre de cerimônia.

Confira abaixo a relação dos vencedores:

1º Lugar
Jogo Wild Boss (Grupo Sorveteam: Andrezza Sturm, Matheus Pires, Mariana Bede, Victoria Becker e Rodrigo Will)

2º Lugar
Jogo The Price of Sacrifice (Grupo Roncadores: André Ferreira, Felipe Guaitanell, Andrei Zebrowski, Erick Possera e Gabriel Ávila)

3º Lugar
A | Jogo The Claimer (Grupo Chuveraço: Aline, Leonardo, Lucas e Paola)
B | Jogo Gottfriend (Grupo Simple Games: Fernando Donay, Leonardo Gomes, Patrick Robert e Vinicius Silva)
C | Jogo Réquiem (Grupo Kakashi: Bruno Klipel, Guilherme Vogt, Luís Pereira, Milton Gustavo e William Soares)

Este slideshow necessita de JavaScript.