Alunos de Farmácia participam de intercâmbio no Chile

Estudantes visitaram Universidad Andrés Bello e realizaram práticas clínicas no Hospital el Pino

Com objetivo de promover a internacionalização e a prática clínica em hospital no exterior, o curso de Farmácia da UniRitter foi ao Chile, na segunda semana de novembro, para um intercâmbio com a Universidad Andrés Bello, de Santiago, que assim como a UniRitter faz parte da Rede Laureate. O intercâmbio teve início na segunda-feira (11/11) e contou com a participação de dez alunos. Eles foram acompanhados pelas professoras Tatiana Diehl Zen, Isabel Cristina Ferreira Damin e Siomara da Cruz Monteiro, coordenadora do curso da Farmácia.

De segunda a sexta-feira, os estudantes tiveram seis horas diárias de aulas. Os dois primeiros dias foram dedicados às lições teóricas em farmácia clínica; farmácia clínica em paciente clínico; pediatria e gerontologia. No terceiro e no quarto dia, os alunos aplicaram a metodologia SOAP (clique aqui para saber mais) para entrevistar pacientes e fazer aconselhamento farmacêutico. A atividade foi realizada dentro do Hospital el Pino com apoio de quatro professores da Universidad Andrés Bello: Paula Impellizzeri, Gabriela Valenzuela, Andrés Prieto e Mário Rodriguez. Depois da aplicação da metodologia, os alunos analisaram o histórico do paciente com supervisão dos docentes farmacêuticos da Universidad.

O último dia do intercâmbio foi reservado para a avaliação final da experiência e entrega de certificados de participação. Na oportunidade, a coordenadora do curso da Farmácia da UniRitter, professora Siomara Monteiro, e o coordenador do curso na Universidad Andrés Bello, José Delgado, alinharam um novo intercâmbio: em agosto de 2019, será a vez de os estudantes chilenos visitarem Porto Alegre. “É uma experiência que vai ficar para toda vida. Creio que o nosso objetivo como docente e coordenação de curso foi atingido. Eles estão felizes e, nós, realizados”, afirma.