Estudantes da UniRitter são destaque no segundo dia de Expocom

Segundo dia da mostra competitiva trouxe trabalhos de impacto social

FOTO | Dafny Santos

Na manhã desta sexta-feira, no Campus Zona Sul, trabalhos de impacto social ganharam destaque durante as apresentações do Expocom nas modalidades de Produção Multimídia, Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão, Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião. Na primeira categoria foi exposto o trabalho “Unidas Somos Mais Fortes”, apresentado por Aldrey Dorneles e Eliel Gonçalves. Os dois mostraram que o objetivo inicial do trabalho partiu do pensamento de mudar a forma como as relações sociais ocorrem – e se transformam – em certas situações de abuso. “Não é o projeto de um semestre”, destacou Aldrey durante a apresentação.

Abordando a dura realidade de diferentes tipos de mulheres que vivem da prostituição em Porto Alegre, as alunas Andreza Ferraz e Kizzy Lima apresentaram o trabalho “Os sonhos da prostituição”. “A gente brinca que foi a pauta que nos achou e não ao contrário. Sempre foi nossa vontade ir para o lado investigativo do jornalismo”, contou Kizzy, aluna do 7º semestre no Campus Fapa.

Na categoria de Produção Publicitária Audiovisual para Internet, as estudantes Carolina Scortegagna e Bianca Geiser apresentaram uma campanha sobre a violência contra a mulher. As alunas espalharam cartas pelo campus, com escrita simulando um pedido de desculpa do abusador. Ao ler a carta, o indivíduo descobria o Facebook da campanha. Lá, as estudantes publicaram um vídeo de conscientização retratando a violência sofrida por muitas mulheres.

Já com o trabalho “Comunique-se: A rádio dos estudantes”, a estudante Kerolen Cavanholi destacou o programa de rádio gravado na UniRitter, focado na assessoria de comunicação na área pública. “Foi a primeira vez que apresentei um trabalho na Intercom. Foi uma experiência muito legal. O pessoal foi muito atencioso comigo”, afirmou Kerolen, aluna de RP.

Aluno do 8° semestre, Leonardo Dutra apresentou a revista Dossiê na categoria revista customizada. Leonardo exibiu a publicação com o tema “Ditadura nunca mais” contando o passo a passo do surgimento do projeto. A apresentação gerou empolgação dos congressistas presentes na sala. Confiante no trabalho realizado, Leonardo frisou a importância do produto. “Um tema tão presente quanto esse merece uma atenção especial”, disse o aluno.