Aluna da UniRitter empreende ao abrir fábrica de donuts em Porto Alegre

Em entrevista ao site da FACS, aluna da instituição revela dicas e a rotina de empreendedora

Luísa Hubner, 20 anos estudante de Publicidade e Propaganda na UniRitter e Bernardo, 25 anos formado em Administração de Empresas na URCAMP, começaram um relacionamento carregando um sonho: trabalhar juntos, construindo seu próprio negócio no ramo da culinária. A paixão por Donuts surgiu quando Bernardo fazia intercâmbio e se apaixonou pelos Donuts Americano, quando retornou para Porto Alegre, não encontrou nenhum igual ao que consumiu durante a viagem.  Juntando a paixão do Bernardo, com desejo de buscar aquele sabor e o sonho do casal, nasceu a Fábrica de Donuts. Após diversas tentativas, aperfeiçoando alguns detalhes com o auxílio e dicas de alguns chefes de cozinhas, o casal chegou a sua própria receita. Oferecendo degustação para os amigos, receberam o apoio e motivação para começar a vender seu produto. O fato de que todos que já haviam experimentado um Donuts Americano, considerarem o sabor igual, foi um diferencial importante na hora de motivar o casal. Com este resultado, decidiram que aquele momento era a hora certa para embarcar neste sonho.

Como a faculdade auxilia neste sonho?

A faculdade ajuda demais. Em questões financeiras e organização de metas, parte mais administrativa, o Bernardo fica responsável, pela formação dele ajuda e muito. Na estratégia, marketing, atendimento ao cliente, redes sociais e mídias, eu fico responsável, pois curso Publicidade e Propaganda. Uma cadeira que utilizo muito é atendimento ao cliente. Tudo que aprendo e aprendi na faculdade consigo colocar em prática no dia a dia da empresa. Utilizo bastante a teoria na prática.

Como está sendo a repercussão?

A repercussão está sendo absurda. Desde o primeiro dia que nós começamos a lidar com a Fábrica de Donuts, foi uma chuva de pedidos. Realizamos entrevistas para o Jornal do Comércio e para o programa o Mistura com Rodaika, da RBS, em apenas um mês de empresa, caminhando para o segundo mês. Não queremos ter loja física, apenas trabalhar com encomendas, cafés e eventos. Pensamos em ter um drive thru para começar a vender em lugares fora. Começamos agora a vender em Alegrete, fizemos três dias de vendas que foram um sucesso total. O que nos deixa feliz é que todos os clientes dizem: “é o que sempre quis que tivesse em Porto Alegre”, igual ao que eles comeram nos Estados Unidos, aquela idealização do Donuts americano aqui. E quem nunca comeu um Donuts americano, experimenta e diz: “eu nunca comi algo como isso”. Está sendo tudo perfeito, muito recente, muito corrido, muito trabalho, trabalho é o que mais tem, poucas horas de sono, mas está sendo bem satisfatório.

Um conselho para os que sonham em ser empreendedores?

Primeiro conselho: faz logo, vai lá e faz! Nós ficamos procrastinando muito, com a ideia de “não está pronto isso, então não vamos começar”. Nunca vai estar tudo pronto, seja cartões, seja logo, ou nome, etc. A base é ter uma organização básica, pois tu vais planejar, mas na prática vai sair deste planejamento, nunca é como planejamos, a prática muda e tu vais ter que ter jogo de cintura para lidar com isso, pois é complicado. A prática te exige outra visão daquilo você planejou. Você confia e acredita no teu sonho? Vai lá e faz, começa! Dá medo, ainda mais para nós (Luísa e Bernardo) que dependemos financeiramente da Fábrica, pois não temos outra renda e moramos sozinhos, é uma preocupação financeira muito grande. Então para quem tem essa preocupação, nós sempre aconselhamos que, se você acredita e acha que vai dar certo, começa a fazer. Só na prática você vai conseguir desenvolver e crescer como empresa. Focando e se dedicando ao máximo. Poucas horas de sono, muita dedicação, dedicar 100% do teu corpo para isso e no final tudo dá certo, tudo melhora. Se é seu sonho tem que correr atrás. Colocar em prática, muita prática, teoria nós temos várias, mas é só a prática que vai te dizer se a teoria dá certo ou não.

por Mairim Paiva Domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.