26º Balcão do Consumidor é inaugurado no campus Iguatemi

Espaço auxiliará à comunidade e dará experiência prática para os alunos do Direito

Foi assinado na quarta-feira, 16/05, o acordo entre UniRitter, Procon, Prefeitura e Governo Estadual para a inauguração do 26º Balcão do Consumidor, que pela primeira vez funcionará em um shopping. O Balcão é um projeto do Procon que presta atendimento à comunidade visando a solução de conflitos de forma extrajudicial. Este atendimento é realizado por alunos e professores de Direito. A estimativa do Procon é de que até o fim do ano mais quatro balcões sejam inaugurados.

O lançamento da parceria com a UniRitter ocorreu no campus Iguatemi e contou com as presenças do reitor Germano Schwartz; da diretora do Procon RS, Maria Elisabeth Pereira; da diretora do Procon POA, Sophia Martini Vial; da primeira-dama do RS e secretária do Desenvolvimento Social, Maria Helena Sartori; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; da professora responsável pelo Núcleo do Direito do Consumidor e Contratos, Letícia Hesseling; e dos alunos que participarão do projeto.

Germano Schwartz, reitor da UniRitter (Ana Carolina Lara/Agência INQ)

Para Germano Schwartz, o projeto é muito importante tanto para a instituição quanto para a sociedade, pois auxilia o ensino na parte prática e presta um serviço em parceria com o poder público. “O aluno atua diretamente sob supervisão da professora Letícia como alguém que aconselha, media e faz com que as relações de consumo entrem em uma questão de paridade mais aceitável. É um papel ativo”, destacou Schwartz.

Segundo a diretora do Procon POA, os alunos que irão atender a comunidade têm que educar os clientes para que, nas próximas compras, o cliente consiga resolver os problemas sem precisar acionar o Balcão do Consumidor. “Vocês têm que dar opções para o cidadão, deixando que ele fique empoderado para que da próxima vez consiga resolver sozinho o problema”, complementou Sophia.

O espaço iniciará o atendimento na quarta-feira, 23/05, das 14 às 17 horas, e será realizado no 4º andar do shopping, local onde funciona a faculdade. O grupo que atenderá a comunidade contará com 14 alunos, divididos em sete duplas.